A Unilever, multinacional britânica-neerlandesa, anunciou que ampliou sua parceria com o Burger King para fornecer hambúrguer de base vegetal em restaurantes da América Latina, China e Caribe.

A parceria entre Unilever e BK começou no ano passado com o lançamento do hambúrguer Rebel Whopper na Europa, este é fruto de uma parceria com a Marfrig Global Foods e já está disponível no menu da rede no Brasil. Segundo a agência de notícias Reuters, o Whopper de base vegetal é feito com hambúrgueres da Vegetarian Butcher, empresa adquirida pela Unilever em 2019.

O Whopper de base vegetal está agora disponível em 325 lojas do Burger King em Pequim, Xangai, Shenzhen e Hangzhou, na China. No  final de 2020 o hambúrguer foi lançado no México, Costa Rica, Colômbia, Bahamas e República Dominicana, e deve chegar a outros países caribenhos e latino-americanos em breve. Seus ingredientes incluem soja, trigo, óleo vegetal, cebola e ervas.

De acordo com analistas da Euromonitor, mercado de carne vegetal o mercado de carne vegetal tende a crescer na China. A meta da Vegetarian Butcher é lançar o Whopper em mais 1.300 restaurantes Burger King na China no segundo trimestre de 2021, segundo Hugo Verkuil, CEO da Reuters.