Skip to main content

Com a pandemia, o consumo de vinho explodiu no Brasil. No acumulado dos últimos 12 meses, houve um crescimento  de mais de 19%, totalizando 509,6 milhões de litros. Só o vinho fino teve incríveis 118% de alta nas vendas, seguido pelo espumante, que teve 15% e o vinho de mesa, com elevação de 8%. Ou seja, o brasileiro escolheu a bebida como companheiro para ficar em casa durante este período.

E um dos fatores que pode ser um inibidor desse crescimento está no próprio hábito de tomar a bebida. Há um preconceito no inconsciente popular de que existe um momento especial para se apreciar um bom vinho brasileiro. Ou uma comida certa e específica para cada tipo de vinho. Ou um recipiente correto.

Pensando nisso, a e21 e a UVIBRA/CONSEVITIS criaram um grande movimento que visa mostrar justamente o contrário. De que o que importa é beber o vinho, seja do jeito que for. Porque o vinho brasileiro é tão rico, adaptável e combina com todas as ocasiões, harmonizando com o que se queira harmonizar e o principal: pode ser apreciado por todo mundo.

Confira a nova campanha da UVIBRA:

Com o conceito “Vinho pode tudo. E tudo pede vinho”, a ação de marketing é uma abordagem multiplataforma criada pela e21 que engloba desde filmes para tv aberta até conteúdos com influenciadores.

“A ideia aqui foi quebrar estereótipos mesmo. Usamos a abordagem que outras bebidas, como a cerveja, já utilizam: beber em qualquer lugar, com alegria, mostrando diversidade e simplicidade. Porque durante décadas, fomos expostos a uma propaganda que criou uma imagem aristocrática e elitista do vinho. Isso funciona com um tipo muito específico de consumidor. Mas afasta um grande potencial de consumidores que pode até não conhecer muito de vinho, mas está disposto a beber muito mais e considerar a bebida como consumo diário. É com esse público que a campanha quer conversar.” afirmam Fernando Garros e Daniel Ramos, Diretores de Criação da e21 e responsáveis pelo planejamento e execução da campanha.

“Vinho pode tudo. E tudo pede vinho”

Por falar em campanha, as estrelas dela são brasileiros comuns e diversos, em situações do dia a dia, onde o vinho e o espumante entram como coadjuvantes dos bons momentos em família e com amigos, criando uma atmosfera leve, colorida e muito alegre.

O carro-chefe por assim dizer de toda a ação é um filme rodado no Rio de Janeiro em diversos pontos que representam locais e situações nas quais os brasileiros vão se identificar: a praia, o bar, o almoço de domingo, a pizza em casa, a loja de conveniência, o parque e claro, o restaurante. 

vinho
Foto: Divulgação/e21

A campanha ainda conta com conteúdos de influenciadores, como uma série com o comunicador Luciano Potter da RBS chamada O Vinho da Gente, onde ele aborda situações do cotidiano onde o vinho entra na vida de sua família.

Também foi criada uma web série com quatro episódios para YouTube com a curadoria da UMAMI de São Paulo, produtora de conteúdo especializada em vinho, também desmistificando o consumo da bebida, além de editorias nas redes sociais abordando a democratização do consumo do vinho brasileiro junto aos mais diferentes momentos da vida.

Influenciadores digitais

Por falar em influenciadores digitais, foram filtrados e escolhidos propositadamente aqueles que não pertencem ao mundo do vinho ou da gastronomia, reforçando o viés democrático da campanha, como Cecília Aldaz , Flora Cruz, Guilherme Cury, Daiana Nasteoli, Capitão Zeferino, Palomita, Pamela Soul, Luisa Accorsi, Mohamadi Hindi dentre outros.

Segundo Fernanda Kubiack, Diretora de Negócios na e21, “a ação toda visa mostrar para todos os brasileiros que o vinho feito no Brasil pode ser apreciado com ou sem regras, por qualquer um. Por isso, a campanha mostra uma alegria, uma descontração e uma leveza que não estávamos acostumados a ver no universo da bebida até então. Nesse ponto, há uma grande disrupção de abordagem”.

Os filmes estão nos canais de tv  fechados (GNT, Bis, Off, MultiShow, Sport TV)  e CNN, e abertos (SBT Brasil e RBSTV Porto Alegre), além de várias rádios. Os conteúdos também estão nas plataformas digitais com anúncios em Globo.com, GZH, YouTube e nas redes sociais da UVIBRA/CONSEVITIS no Instagram e Facebook. 

Leave a Reply