O ano de 2021 marcou um novo momento para o Chevrolet Tracker: o lançamento da campanha Restart que convidou o público a debater os papéis das mulheres, incentivando o empoderamento feminino com um #RestartIdeias. A fase da campanha intitulada #ADonaSouEu gerou bons resultados de engajamento e esteve entre os cases de destaque do Twitter globalmente no último trimestre do ano.
Segundo Hermann Mahnke, diretor-executivo de Marketing GM América do Sul:
“Ficamos muito felizes com esse reconhecimento. Temos muito orgulho disso, porque essa campanha foi criada majoritariamente por mulheres e para as mulheres. Faz parte do nosso momento como marca automotiva de inovar na comunicação com o público, entrando em conversas relevantes para nossa sociedade, como o empoderamento feminino”.
Segundo a plataforma, desde o lançamento da campanha em agosto, os resultados são expressivos: mais de 100 milhões de impressões, 24 milhões de visualizações e um aumento de 21% no sentimento positivo do público em relação à marca. O case foi destaque no relatório de resultados financeiros do último trimestre de 2021 do Twitter como uma das melhores práticas da plataforma com resultados significativos de mídia. A #RestartIdeias foi a única campanha brasileira a ser citada no material global.
A campanha que destacou o machismo estrutural travestido de meme, com o gancho “o velho rico da lancha sou eu”, teve início com um tuitaço com a tag #ADonaSouEu. Logo depois, a estratégia ganhou corpo nas redes sociais da marca e da influencer Isadora Nogueira, protagonista da iniciativa. Patricia Colombo, diretora de conteúdo da WMcCann comentou sobre o projeto:
“Essa é uma campanha muito especial e revolucionária, fundamentada em insights relevantes e mobilizadores – uma vez que ela nasceu do social listening, onde buscamos verdades que as mulheres apresentam sobre carros e o comportamento no trânsito. Tudo isso cruzado com o conhecimento de que o SUV é o segmento mais procurado pelo público feminino. Começamos nossa campanha com 90% de positividade no social, e o Twitter teve um papel fundamental na nossa estratégia por ser um natural potencializador de reflexões e conversas”
Segundo Fernanda Marin, Diretora de Negócios da Isobar para a Chevrolet:
“Escolhemos o Twitter como principal plataforma de mídia para #ADONASOUEU, não só pelo engajamento com nosso público, mas, principalmente, pelo seu grande potencial de gerar conversa. A Isobar pôde contar com o time de Art House do Twitter para criar e produzir este conteúdo relevante, “maestras” que tinham completo domínio da linguagem plataforma e serviram como pano de fundo para dar voz à marca na rede. Somado a essa estratégia, pudemos contar com um time de influenciadoras nativas da plataforma, que fomentaram o assunto entre o target e, ainda, somar de forma espontânea, outras atrizes e influenciadoras para nossa conversa”.
A criação é da Commonwealth//McCann, divisão da WMcCann para atendimento exclusivo da Chevrolet, e a estratégia de mídia digital assinada pela Isobar, a dentsu Company. Confira abaixo o vídeo: