Skip to main content

Você já se perguntou se é possível ter uma carreira próspera sem sacrificar sua saúde e bem-estar? A psicanalista e CEO do Instituto de Pesquisas & Estudos do Feminino e das Existências Múltiplas (Ipefem), Ana Tomazelli, acredita que sim. Em seu novo livro, intitulado Carreira sem Sofrer: como ter sucesso sem perder saúde e sem brigar com quem está perto de você, lançado pela editora Brasport, ela explora maneiras de alcançar o sucesso profissional sem a necessidade de exaustão e sofrimento. A obra oferece um guia para construir uma carreira mais leve e produtiva, enquanto promove a importância de reconhecer e abordar questões relacionadas à saúde mental no ambiente de trabalho.

Ana Tomazelli argumenta que a ideia de que o sofrimento é inevitável na carreira é um mito, e desafia essa crença com base em sua experiência e expertise como psicanalista. Ela sugere que, embora todos tenham desafios em suas carreiras, é possível enfrentá-los sem se tornar refém do sofrimento e do estresse.

A obra, que tem 183 páginas, oferece uma abordagem detalhada para construir uma carreira sem sacrificar a saúde e a harmonia nas relações pessoais. Ana enfatiza a importância de nomear e abordar as violências, incluindo microagressões, que muitas vezes passam despercebidas no ambiente de trabalho. Ela acredita que ao se posicionar e comunicar os problemas, é possível criar um ambiente mais saudável e produtivo. Esse é o princípio do livro, e também o que levou a autora a fundar, em 2019, o Ipefem, uma Organização Não-Governamental (ONG) que tem como foco a pesquisa e educação em saúde mental.

“O que fazemos é, essencialmente, ensinar pessoas a identificar e interromper processos de violência socioemocional internos e externos, seja na família, nos relacionamentos ou no trabalho, com bastante foco no trabalho”, ressalta Ana.

É nessa esteira que a psicanalista escreveu sua nova obra.

“O nome Carreira sem Sofrernasceu de uma aula que eu estava dando, e como psicanalista, eu estava explicando que, de fato, não existe carreira sem sofrer, não existe uma vida sem sofrer totalmente. Mas, há pessoas que dormem de conchinhacom o sofrimento, e eu desafio a lógica de que a gente só aprende sofrendo, de que se está difícil é porque está bom, ou sempre há uma lição a ser aprendida, e de que a vida precisa ser esse peso e essa dificuldade. Trabalhar não precisa ser pesado, não precisa ser um sofrimento na maioria do tempo. É claro que teremos montanhas altas e difíceis no percurso, mas precisamos falar sobre construir uma vida profissional sem esse carimbo do sofrimento intrínseco”, ressalta.

A autora também destaca que essa perspectiva não deve ser confundida com positividade tóxica, que ignora emoções negativas. Ela incentiva a integridade emocional e o reconhecimento das fragilidades humanas como parte fundamental da humanização no local de trabalho.

“No livro, eu conto os dois burnouts pelos quais passei, e como eles foram cruciais para que eu decidisse ter uma carreira sem sofrer. Por conta da criação em uma sociedade pautada pela religiosidade, nossa geração cresceu com a ideia de sofrimento como salvação. Então, toda a lógica profissional também acaba pautada nisso, afinal política, cultura, religião e sociedade se misturam nessa percepção”, conclui a psicanalista.

O livro já recebeu elogios de profissionais renomados, incluindo Raniere Zoccoli, jornalista e apresentador da RedeTV!, que destacou a importância das dicas oferecidas por Ana Tomazelli; Elisa Rosenthal, fundadora do Instituto Mulheres do Imobiliário, que definiu o livro como um verdadeiro mapapara encontrar caminhos em momentos complexos da carreira; e Erico Ferrão, empresário e mentor, que descreveu a obra como uma leitura obrigatóriapara quem busca realização profissional e pessoal.

O lançamento oficial do livro Carreira sem Sofrer: como ter sucesso sem perder saúde e sem brigar com quem está perto de vocêserá realizado nesta terça-feira (17) na Livraria Drummond, localizada no Conjunto Nacional, em São Paulo (SP). Mas, a obra já está disponível em formato de e-book na Amazon e pode ser adquirida em formato físico diretamente no site da editora Brasport.

Serviço
Lançamento do Livro ‘Carreira sem Sofrer: como ter sucesso sem perder saúde e sem brigar com quem está perto de você’, de Ana Tomazelli
???? 17 de outubro de 2023
???? 19h
???? Livraria Drummond (Conjunto Nacional) | Av. Paulista, 2073, Loja 153, Consolação – São Paulo (SP)

 

Acompanhe o Adnews no InstagramLinkedIn e Threads. #WhereTransformationHappens ????