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Com o slogan “Beleza que mantém o mundo”, a Casa AMAKOS da Amazônia, localizada na Rua dos Pinheiros, 411, em São Paulo, abre suas portas com uma proposta inovadora. A startup, que desenvolve cosméticos e perfumaria com base na ciência verde e na biodiversidade amazônica, agora conta com um espaço físico de 80m², em um prédio histórico em processo de tombamento. O local oferece uma experiência conceitual de beleza e bem-estar, alinhada a práticas sociais, sustentáveis, científicas e contemporâneas.

“Nosso DNA quer evidenciar a beleza sem comprometer o nosso maior patrimônio: a natureza! Criar esse espaço foi um pedido de clientes e parceiros, que questionavam sobre termos um local com a atmosfera AMAKOS, essa visão da Amazônia que respeita as práticas ancestrais e conhecimentos tradicionais, mas está alinhada a ciência e a cultura”, destaca Soon Hee Han, CEO e CRDO da AMAKOS da Amazônia. O projeto, que levou oito meses para ser esboçado, é resultado de pesquisas intensas.

Embora o laboratório e a fábrica estejam em Manaus (AM), a startup optou por São Paulo para inaugurar sua primeira loja física. “Há uma demanda crescente por soluções disruptivas de consumo, e a AMAKOS da Amazônia oferece transparência e comércio justo com as comunidades que preservam a floresta”, explica Yuri Han, cofundador e CRO e CMO da empresa, ressaltando que a abertura em setembro coincide com o aniversário de dois anos da marca.

Arquitetura e bem-estar

A fachada da Casa AMAKOS é adornada por uma flor Jasmim de Poeta, que dá as boas-vindas aos visitantes. Ao adentrar o espaço, os clientes são imersos em um ambiente repleto de plantas amazônicas, como samambaia, Guaimbé e Polly, integradas ao conceito de “arquitetura do bem-estar”, que harmoniza luz natural e iluminação direcionada para criar um ambiente relaxante.

Lounge de avaliação

No lounge, consultoras especializadas analisam a pele dos clientes e sugerem cosméticos da linha clean beauty, formulados com ativos botânicos da Amazônia. Atualmente, a marca oferece 12 produtos divididos entre as linhas Copaíba Hydra, Cacay Vital, Sangue de Dragão Antioxi e Nano Açaí + Vit C 10%.

Experiência imersiva

A Sala Amazônia proporciona uma experiência única com espreguiçadeiras e o “Banho de Floresta”, um aromatizador patenteado pela AMAKOS. “Quem passa dias na floresta inala fitoncidas, que equilibram a resposta emocional e possuem efeito antioxidante”, explica Soon Hee Han, destacando que o blend de óleos essenciais utilizado no aromatizador é 100% natural e proveniente de cooperativas da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã.

Parcerias e curadoria

A Casa AMAKOS também oferece uma curadoria de biojoias criadas por designers manauaras premiadas, como Rita Prossi e Yanciã, além de um espaço gourmet com chocolates agroflorestais Warabu, feitos com cacau amazônico. Segundo Yuri Han, a programação da casa incluirá atividades como yoga, meditação e palestras, com divulgação nas redes sociais da marca.

Compromisso ESG

Fundada com base nos princípios do ESG, a AMAKOS da Amazônia utiliza matérias-primas agroflorestais e extrativistas da Amazônia, seguindo rigorosos padrões internacionais de sustentabilidade. Com certificações PETA Cruelty Free & Vegan, Eureciclo e Halal, a marca também está em processo de obtenção do selo Cosmos/Ecocert para sua linha de cosméticos.

“A Casa AMAKOS da Amazônia é um pedaço da Amazônia no coração de São Paulo. Queremos que as pessoas se conectem com essa filosofia e ajudem a preservar a natureza, mostrando que o autocuidado pode ter um impacto positivo na crise climática global”, conclui Soon Hee Han.