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Mais do que aceitação, orgulho! Esse tem sido o foco da campanha de Casas Bahia no mês de junho. A rede varejista convidou pais, familiares e amigos de pessoas da comunidade LGBTQIAPN+ para apoiarem a causa publicamente, demonstrando todo o orgulho que sentem daqueles que amam. Em uma ação 100% digital, criada pela agência VMLY&R, os participantes da campanha vestem camisetas com mensagens como “Orgulho da minha filha LGBTQIAP+”.

“Decidimos olhar para a palavra ‘orgulho’ sob um novo prisma, transformando esse sentimento em demonstração de respeito e acolhimento da rede de apoio. Afinal, todos são responsáveis pela criação de um mundo mais inclusivo”, comenta Flavia Laginha, gerente executiva de Marketing da Via, dona das Casas Bahia.

E assim foi feito. Em um filme publicitário que desafia preconceitos, com a mensagem “Orgulho pede cuidado, acolhimento e respeito”, colaboradores da comunidade LGBTQIAPN+ da empresa abrem seus corações e revelam suas histórias inspiradoras. Mas, eles não esperavam que, em seguida, seus familiares e amigos surgiriam vestindo camisetas que expressam apoio incondicional, em um momento muito emocionante. O impacto é encantador.

“Convites para falar desse assunto mostram que a bandeira não precisa ser vestida apenas pela comunidade, e que o orgulho LGBTQIAPN+ deve ser algo estendido a todos. Reforçamos, com essa ação, que a conversa já não é sobre aceitação, e que podemos demonstrar que somos aliados do movimento de diversas formas”, disse Sandra Borges, head of Client Engagement and Operations para a ViaHub na VMLY&R Brasil.

Casas Bahia convida rede de apoio para ‘vestir a camisa’ da causa LGBTQIAPN+
Campanha convidou rede de apoio para ‘vestir a camisa’ do movimento. (Foto: Divulgação/Casas Bahia)

Considerada uma das maiores empregadoras do Brasil, com mais de 45 mil colaboradores, a Via, dona de marcas como Casas Bahia e Ponto, está no ranking 2022 das 38 melhores empresas para pessoas LGBTQIAPN+ trabalharem, de acordo com levantamento realizado pela Human Rights Campaign (HRC), em parceria com o Instituto Mais Diversidade e o Fórum de Empresas e Direitos LGBT+.

Para alcançar esse status, a empresa aposta em treinamentos e campanhas de sensibilização com foco na equidade e inclusão ao longo de todo o ano. Só em 2022, a companhia realizou 21 mil horas de treinamentos sobre diversidade e direitos humanos, que reuniram cerca de 35 mil colaboradores, o que representa 76% de toda a equipe. Em conjunto com a campanha, a empresa distribuiu adesivos com a mensagem “Tenho orgulho e mostro” para todos os colaboradores das lojas, centros de distribuição e matriz. Todas essas iniciativas estão reunidas em um portal criado especialmente para a campanha, dentro da página da marca.

“Temos um orgulho enorme da nossa pluralidade e trabalhamos para traduzir toda a diversidade do Brasil em nosso time, e vamos além, criando ambientes cada vez mais saudáveis e seguros para que as pessoas possam ser quem são, onde quer que elas estejam, e sabemos que as lideranças são peças essenciais neste diálogo. Por isso, até setembro, mais de 1 mil gestores que atuam em operações de loja passarão por treinamentos sobre o combate à homofobia e qualquer tipo de discriminação e violência”, revela Amanda Ferreira, gerente de Inclusão e Diversidade da Via. 

O Adnews esclarece que a inserção da letra ‘N’ na sigla que representa o movimento é relativamente nova, e que novas letras são adicionadas à medida que os grupos vão sendo identificados, ampliando a representatividade do movimento. A letra ‘N’ faz referência ao gênero Não-Binário (pessoas que não se percebem como pertencentes a um gênero específico, seja ele masculino ou feminino).

Esperamos que você esteja preparado(a) para se emocionar com essa campanha. Confira o filme completo abaixo.

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