Skip to main content

CEO da Métricas Boss discute a importância da análise de informações nas decisões empresariais.

Falar sobre dados pode gerar muitas dúvidas para um público que não está apropriadamente inserido nesta área. Seja pelo vocabulário muito denso seja pelas informações amplas e complexas, foi construída uma imagem que dados são impossíveis de serem coletados, analisados e utilizados. É nesse meio que se insere Gustavo Esteves, publicitário com atuação em Marketing Digital, especialista em Analytics e CEO da Métricas Boss, para desmistificar a forma de utilizar e discutir sobre dados.

O publicitário, que conta com passagens pela Shoptime, Americanas e Globomarcas, defende em seu livro “Menos Achismo, Mais Dados” que as informações coletadas em massa podem servir de combustível para empresas de todos os portes e segmentos, porque elas podem converter especulações em decisões embasadas em análises mais profundas.

Trazendo uma experiência de atuação em mais de 3 mil projetos de consultoria e auditoria de analytics, os quais mais de 90% precisaram de melhorias, Esteves percebeu a necessidade das empresas para terem um melhor entendimento de como a área funciona.

Para isso, o especialista reúne seus conhecimentos na área, adquiridos desde quanto tinha 16 anos, para apresentar as principais métricas da web por estratégias e mostrar formas analisar essas informações dentro de um processo que ele mesmo desenvolveu, baseado em cases verídicos.

“Quero chegar a mais pessoas de forma simples, comunicativa e que possa tornar tangível para as pessoas a importância de olhar para essa área do marketing digital, mas de uma maneira ‘marketeira’. Apesar de ser formado em uma escola técnica de Computação Lógica e Eletrônica, sou formado em Publicidade e Propaganda, então quero unir os dois mundos para ser um comunicólogo que atraia as pessoas para falar sobre isso”, declarou Gustavo Esteves em entrevista ao Adnews.

Segundo o especialista em Analytics, saber manejar os dados da melhor forma confere uma grande vantagem no mercado atual. Para que esse conhecimento seja difundido, Esteves oferece em seu livro um guia para ampliar a capacidade analítica, ensinando aos leitores como aplicar métricas não somente de negócios, mas também sociais, como implementar KPIs (Key Performance Indicators, do inglês, Indicadores-chave de Desempenho) e desenvolver senso de prioridade.

Apesar de discutir sobre esses temas em uma linguagem simples, o próprio autor avisa que é importante ler o livro por menos de uma hora por dia, para que o leitor possa realmente interpretar e absorver o conteúdo apresentado.

Outro fator que vale ser destacado é que, mesmo sendo destinado aos profissionais, empreendedores e estudantes que estão à procura de compreender os números que beiram ao incompreensível, além de uma nova perspectiva sobre os negócios digitais, o livro, de acordo com Gustavo, é uma base necessária para todas as pessoas que trabalham no ambiente digital.

“Uma empresa de pequeno, médio ou grande porte, sabe das suas necessidades. Ela sabe que precisa investir em divulgação, em redes sociais e em análise de dados. O cerne da questão é como ela vai visualizar e aprender a interpretar eles para seu próprio benefício”, comentou o autor de “Menos Achismo, Mais Dados”.

 

Confiabilidade dos dados na era digital

Em uma era digital, onde muitas pessoas valorizam a opinião em detrimento do fato, um dos principais desafios é como diferenciar o achismo de uma análise criteriosa. Duas situações recorrentes, porém opostas, tendem a ocorrer em casos como esse.

A primeira, e menos danosa, é quando o indivíduo, com o intuito de ser menos agressivo em sua fala, opta por uma forma mais branda, inserindo o “eu acho” em meio a uma exposição de fatos que foram analisados criteriosamente. Essa falta de segurança na fala se confunde com a segunda situação.

Neste segundo caso, o “eu acho” é utilizado não para amenizar uma sentença, mas para reafirmar, e por vezes impor, uma opinião que se afasta da realidade, sendo prejudicial para qualquer empresa que lida com informações precisas.

“Cada um tem sua opinião, mas o problema é as pessoas entenderem isso como verdade absoluta. O achismo faz parte, a construção de hipóteses é importante, mas o quanto nós podemos comprovar eles com dados quantitativos e qualitativos é o que dará um melhor direcionamento para sua empresa”, disse Gustavo

Outro desafio da modernidade é a confiabilidade dos dados, tendo em vista que ocorrem manipulações e muitas informações entram em conflito.

Segundo o autor do livro, é importante encontrar uma única ferramenta confiável para coletar e servir os dados, porque a utilização de múltiplas fontes de análise pode gerar resultados diferentes, o que acarreta em desinformação e, consequentemente, um direcionamento possivelmente perigoso para a empresa.

“Pior do que tomar uma decisão baseada em nenhum dado, é se basear em dados errados”, finaliza o CEO da Métricas Boss.

 

*Com supervisão de Jéssica Bitencourt 

Acompanhe o Adnews no InstagramLinkedIn e Threads. #WhereTransformationHappens