Skip to main content

Nos últimos anos a discussão sobre a Inteligência Artifical tem crescido cada vez mais, proporcionalmente a evolução dessa tecnologia. Em meio as crescentes mudanças que vem acontecendo, novas ideias surgem, além de novas ferramentas, como é o caso do Chat GPT, um mecanismo que tem dado o que falar na internet nos últimos dias.

Desenvolvido nos Estados Unidos por um laboratório em São Francisco chamado OpenAI, o Chat GPT é um mecanismo que funciona com uma inteligência artificial avançada baseada em machine learning, o que é, em termos bem resumidos, como se a máquina aprendesse e desenvolvesse novas capacidades por conta própria. Todas as informações organizadas pelo algorítimo da ferramenta são baseadas em dados coletados na própria rede de internet.

O principal objetivo do laboratório ao desenvolver o Chat GPT foi de aprimorar inteligências artificiais já existentes e utilizadas, como é o caso da Alexa, sucesso da Amazon. No entanto, até agora o uso do sistema desenvolvido tem sido diverso entre os usuários.

Como a ferramenta responde as perguntas feitas a ela, é possível por exemplo, conseguir respostas para a lição de casa da escola, um uso que preocupou professores nos Estados Unidos. Além disso, até mesmo notícias e matérias, como esta aqui, podem ser escritas através da ferramenta.

Assim como no caso das ilustrações geradas por IA, o Chat GPT também tende a gerar discussões sobre até onde seu uso deve ir e quais consequências ele pode gerar, além de claro, até onde ele pode facilitar nossas vidas.

Para os que ficaram curiosos para utilizar a ferramenta, basta clicar aqui e testar as diferentes capacidades do algoritmo, aproveitando que, até agora, o acesso é gratuito. Para facilitar a vida dos brasileiros, o Chat já tem a opção de português entre os idiomas disponíveis. Vale ressaltar que, por conta do alto número de acessos recentes, a plataforma saí do ar com frequência.

Quer saber mais sobre as novidades? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!