Skip to main content

Parceiros desde 2014, a World Wide Fund for Nature Inc. (WWF-Brasil) e a Mauricio de Sousa Produções acabam de renovar por mais cinco anos o compromisso de trabalharem juntas na educação e conscientização ambiental em suas diversas formas, com o engajamento promovido pelo caipirinhamais famoso do Brasil, Chico Bento, como embaixador da ONG em território nacional. O anúncio acontece em uma data muito especial, quando a organização da sociedade civil brasileira sem fins lucrativos celebra o seu 27º aniversário!

O objetivo da parceria é, em mútua e ampla colaboração, realizar ações educativas e promover a conscientização sobre temas como sustentabilidade e restauração, elegendo como públicos prioritários famílias, crianças e adolescentes.

Nos últimos anos, as ações em parceria entre a ONG e a MSP alcançaram expressivos resultados em engajamento e alcance. As tradicionais revistinhas, cartilhas, infográficos, livros, eventos como a Bienal do Livro, animações especiais, posts nas redes sociais sobre variados temas e ocasiões mostraram a importância da conservação e restauração do meio ambiente.

“Chegamos ao público final com uma mensagem forte de conservação, e principalmente, transmitida de forma leve. Estamos contribuindo com um futuro mais seguro e sustentável para o planeta e seus habitantes, e isso é motivo de alegria para nós”, afirma Mônica Sousa, diretora executiva da Mauricio de Sousa Produções.

Chico Bento renova parceria com a WWF-Brasil para conscientização ambiental

Chico Bento é embaixador da ONG no Brasil. (Foto: Divulgação/MSP)

Entre 2020 e 2023, foram produzidas 30 páginas de conteúdo informativo para as revistinhas mensais do Chico Bento e também de outros personagens da Turminha, além de cerca de 100 posts nas redes sociais, que trouxeram comentários positivos e interesse para os temas abordados. Cartilhas sobre restauração de ecossistemas e descarte de resíduos foram solicitadas por escolas e empresas, ampliando o alcance das mensagens. Temas como a Hora do Planetaganharam muito destaque, já que a historinha Chico Bento na Hora do Planetafez enorme sucesso entre os leitores.

Ao longo da parceria, Chico Bento se tornou uma voz ativa para a WWF-Brasil. Os temas mais relevantes estão em sua fala icônica, que convida todo o Brasil para se atentar às questões ambientais. Em 2014, o personagem foi nomeado embaixador da proteção das nascentes do Pantanal, e em 2020 passou a ser embaixador da organização, vestindo a camiseta com o mundialmente conhecido panda, transmitindo uma mensagem poderosa de engajamento e apoio às causas ambientais.

Em 2021, o personagem celebrou a Hora do Planetacom a Alexa, inteligência artificial da Amazon. Em 2022, foi convidado para ser embaixador da Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas, competição colaborativa escolar do WWF-Brasil alinhada à Década da ONU da restauração de Ecossistemas. Em 2023, deu boas-vindas aos novos colegas no time de embaixadores da WWF-Brasil e reafirmou o compromisso em defesa da vida das pessoas e da natureza ao contar, em uma série de posts, sua visão dos quatro valores que compartilha com a ONG: coragem, integridade, respeito e colaboração.

Para Gabriela Yamaguchi, diretora de Engajamento da WWF-Brasil, mais que uma parceria de sucesso, a colaboração com a MSP (com o tão querido Chico Bento como embaixador) expandiu a causa da ONG de maneira afetiva e exponencial.

“Juntos, acreditamos na importância da educação para melhorar a vida de todos no Brasil e no planeta. Assim como aprendemos a ler com a Turma da Mônica, agora o Chico Bento nos ensina, de forma lúdica e didática, que cada um de nós pode se conectar à natureza e agir pelo bem-estar coletivo. É uma honra para a WWF-Brasil estar ao lado da turminha criada pelo Mauricio de Sousa, que tanto contribui para a Literatura, Cultura e Cidadania do nosso país”, afirma.

Para marcar a renovação da parceria e celebrar o resultado da Restaura Natureza 2023, Chico Bento, ao lado da também embaixadora da organização e do projeto, Keilla Vila Flor, participa nesta quarta-feira (30) da live de anúncio dos vencedores da segunda edição do projeto, que coloca os estudantes no centro da discussão sobre a construção de um futuro mais justo, saudável e harmonioso para todos. A transmissão começa daqui a pouquinho, às 18h, e será feita no canal do Youtube da WWF-Brasil.

Serviço
Live Restaura Natureza 2023
???? 30 de agosto de 2023
???? 18h
???? Acompanhe a transmissão pelo canal oficial da WWF-Brasil no YouTube

 

Acompanhe o Adnews no InstagramLinkedIn e Threads. #WhereTransformationHappens ????