Chloé Zhao: conheça a primeira mulher não branca a vencer o Oscar

Além de ser a segunda mulher a vencer o Oscar, a diretora chinesa Chloé Zhao, se tornou a primeira mulher não branca a ganhar o prêmio. Saiba mais

Adnews

26.04.2021

Chloé Zhao: conheça a primeira mulher não branca a vencer o Oscar

Na premiação do Oscar 2021, neste domingo, 25, um dos grandes destaques da noite foi a diretora Chloé Zhao, que ganhou duas estatuetas com Nomadland. Com o prêmio de melhor direção, melhor filme, e ainda com a protagonista Frances McDormand, vencendo o prêmio na categoria melhor de atriz.

Além disso, a cineasta é a segunda mulher a vencer o Oscar, se tornando também a primeira mulher não branca a ganhar o prêmio. Anteriormente, em 2010, Kathryn Bigelow foi a primeira mulher a conquistar uma estatueta na categoria, por “Guerra ao Terror”.

Chloe-Zhao-texto.png

“Isso é para qualquer pessoa que tenha a fé e a coragem de se manter boa, independentemente do quão difícil seja isso. Vocês me inspiram a seguir em frente. Obrigada. ” Afirmou Chloé Zhao, em seu discurso após ganhar o Oscar de melhor direção.

Quem é Chloé Zhao?

A nova sensação chinesa de Hollywood de 39 anos é natural de Pequim, e ao contrário de seus personagens, tem origem de família rica. O que permitiu que Chloé cursasse Ciências Políticas em Los Angeles e Cinema em Nova York. Sendo que, na New York University, ela foi aluna de Spike Lee.

Entre as características de seus trabalhos originais, está a presença de personagens ignorados pelo capitalismo, em geral não-atores. Em outras palavras, grande parte dos filmes da cineasta chinesa possuem pessoas comuns, que interpretam a si mesmas em uma mistura de documentário e ficção. Esse traço, juntamente com histórias em ritmo lento, mas reflexivas, são comuns nas obras de Chloé. Desde “Songs My Brothers Taught Me” (2015) e “Domando o destino” (2017), até “Nomadland” (2020), todos os filmes possuem tais características.

Chloe-Zhao-textooooo.jpg

Lembrando que, a nova estrela de Hollywood assina a direção de “Os Eternos”, novo filme da Marvel Studios, que possui previsão de estreia para 06 de novembro deste ano. Valem lembrar, que Chloé já ganhou o Globo de Ouro, o Leão de Ouro de Veneza e vários outros prêmios.

China censura conquista de Chloé Zhao

Emnora a conquista de Chloé Zhao tenha sido histórica, a China tem evitado comentar sobre a premiação da cineasta. Até o momento, as as duas principais emissoras da China, a CCTV e a Xinhua, não comentaram sobre a premiação. Ao mesmo tempo, uma mensagem de uma revista de cinema anunciando a vitória de Chloé no Weibo (“versão chinesa” do Twitter) foi removida pouco após ser publicada.

A atitude chinesa é semelhante a quando Zhao ganhou o prêmio de melhor diretora no Globo de Ouro. Embora a mídia estatal chinesa tenha parabenizado rapidamente a cineasta, internautas descobriram uma entrevista de 2013 de Chloé que comprometeu sua reputação em seu país natal.

Na entrevista à revista americana Filmmaker, ela criticou a China de sua infância, descrevendo o país como um lugar “onde há mentiras por toda parte”. Enquanto em outra entrevista mais recente à mídia australiana, Zhao teria dito que os Estados Unidos “agora são meu país, no final das contas”. Posteriormente, o site esclareceu que a fala da cineasta havia sido transcrita incorretamente e o que ela realmente disse foi que os EUA “não são meu país”.

Mas sua reputação perante os nacionalistas chineses já estava comprometida e em pouco tempo, os materiais promocionais de “Nomadland” desapareceram do Weibo. Além disso, o filme que seria lançado na China em 23 de abril, foi removido dos principais sites de cinema do país.

logo

INBOX

Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.

Digite o seu melhor email
“O Agente Secreto”, com Wagner Moura, ganha teaser oficial | Boomer conquista contas de LIVE!, Dobro, Portão 3 e Cinesystem | Monkey-land assume comunicação da Natural One | Brahma transforma sombras em mídia para combater o calor | Eisenbahn leva consumidores ao festival João Rock | Elden Ring vai virar filme com direção de Alex Garland e produção da A24