Skip to main content
Carla Schultz

Colunista - Diversidade e Inclusão. Publicitária, especialista em Diversidade e Inclusão, empreendedora, palestrante, LinkedIn Creator e mãe atípica da encantadora Manu, uma linda menina com síndrome de Down. Transformou seu amor de mãe em ações anti-capacitistas como CEO e fundadora da Conecta Diversidade, liderando projetos e workshops focados em inclusão e diversidade. Também fundou a Iniciativa Kids, conectando mais de 100 famílias em SP.

O Canal Brasil celebra hoje, 21/03, o “Dia Internacional da Síndrome de Down” com o lançamento da sua nova série “Chuva Negra” dando destaque para a causa através do ator João Simões que tem síndrome de Down, fato inédito em séries brasileiras. Hoje e durante todo o mês de março, pessoas com síndrome de Down e aqueles que convivem e trabalham com elas em todo o mundo organizam e participam de atividades e eventos com o objetivo de fomentar a conscientização da sociedade e criar uma voz global única para defender os direitos, a inclusão e o bem-estar das pessoas com síndrome de Down.

“É importante ter inclusão de pessoas com síndrome de Down, pretos, trans. Eu fiquei feliz de ter gravado a série.” – comenta o ator João Simões, protagonista com síndrome de Down, ao ser questionado sobre a importância da maior diversidade nos conteúdos audiovisuais.

“Chuva Negra”, nova série do Canal Brasil produzida por Daniel Gaggin, estreia na grade do canal e no Globoplay nesta sexta-feira (24/03). A produção conta com um grande elenco: Vanessa Giácomo, Julia Lemmertz, Marcos Pitombo, João Simões, ator com síndrome de Down que interpreta um dos protagonistas, e Rafael Primot que, além de atuar, dirige a trama ao lado de Otávio Pacheco. Cheia de mistérios e suspense ao longo dos dez episódios, a série aborda temas contemporâneos como a formação de famílias não convencionais, o amor fraterno e a diversidade.

Na história, escrita por Rafael Primot e Franz Keppler, os irmãos Zeca (Marcos Pitombo) e Vitor (Rafael Primot) precisam cuidar do irmão caçula, Lucas (João Simões), um adolescente de 16 anos com Síndrome de Down, após a morte dos pais, interpretados por Julia Lemmertz e ZéCarlos Machado. Para isto, terão a ajuda de Julie (Vanessa Giácomo), mulher de Vitor; Micha (Leona Jhovs), mulher trans acolhida pela mãe dos protagonistas; e Tia Yara (Denise Del Vecchio).

“Há muito tempo eu queria fazer uma série com essa temática, que o centro da história fosse um garoto com síndrome de Down. Eu assisti ao filme “O Oitavo Dia”, de Jaco Van Dormael, que mexeu muito comigo e eu sentia muita necessidade de contar uma história em que um dos protagonistas fosse um ator com síndrome de Down. Junto com isso, eu queria fazer uma história que fosse sobre um drama familiar contado um pouco a partir desse ponto de vista, desse adolescente. Aí entrou o elemento da chuva negra, que é um elemento fantástico na história, que transforma as relações e a própria narrativa” – Rafael Primot.

Durante a coletiva de imprensa, o elenco todo com muito amor, emoção e empatia contou diversos momentos do trabalho que evidenciaram o protagonismo do João. Escutamos histórias sobre respeito e apoio de toda equipe que permitiu que ele, esse ator com síndrome de Down, pudesse ocupar esse lugar tão importante na série.

“Foi muito lindo trabalhar com o João. Nós tivemos uma preparação para trabalhar com ele. O João como pessoa e ator que ele é, ele nos coloca num lugar de verdade. Porque tem todo o tempo diferente, que é o tempo dele” – comenta emocionada Julia Lemmertz que interpretou a mãe do Lucas, personagem do João Simões na série. Durante sua fala na coletiva, respondendo ao AdNews sobre essa relação com o João, Julia refletiu sobre o respeito pelo João e por cada um dessa família cheia de diversidade, e ainda finaliza dizendo que a inclusão é sobre respeito, e ressalta sobre a experiência e qualidade do João como ator.

“Uma das cenas mais difíceis foi com o João, dentro do carro, quando o Zeca precisou ser muito duro com ele. A gente fez uma preparação bem intensa com o Rodrigo Frampton, nosso preparador de elenco. Gravamos uma primeira vez e o Rafael me pediu para subir dois tons. Encontrar a temperatura desse tipo de cena de embate é difícil. O João se preparou bastante para essa cena, era uma das que ele mais queria fazer. Quando eu estava voltando para o carro, colocando o cinto, o João me cutucou e falou: “Olha, você tem que ser bravo, hein? Não foi muito bravo, não.” Foi ótimo, depois disso a gente deu uma risada e fez uma cena incrível!” – depoimento de Rafael Pitombo sobre a cena do seu personagem com o João.

Sem dúvida, essa família de “Chuva Negra” também te provocará muitas reflexões sobre as transformações que as famílias vem passando, o Rafael Primot durante esta manhã nos contou que a série é uma tentativa de mostrar um retrato da sociedade onde as famílias podem se transformar e ser felizes. A colunista que vos fala está ansiosa para assistir os próximos capítulos de Chuva Negra, e você? Canal Brasil, nesta sexta, 24/03, ok? Assista e me conta suas percepções.

Confira o trailer oficial:

Fique ligado aqui no Adnews! Por que pra gente, sair do óbvio, é tão óbvio quanto criar e transformar.