Skip to main content

Já imaginou ter uma Olimpíada de eSports? Parece que vem aí nos próximos anos! O Comitê Olímpico Internacional (COI) está estudando a possibilidade de criar os Jogos Olímpicos de eSports, como anunciou o presidente da entidade, Thomas Bach, no último sábado (14).

Pedi à nossa nova comissão dedicada aos eSports para estudar a criação de Jogos Olímpicos, disse Bach durante a 141ª sessão do COI em Mumbai, na Índia.

Na ocasião, o dirigente afirmou que há 3 bilhões de pessoas jogando videogame em todo o mundo. De acordo com as estimativas, entre essas pessoas, mais de 500 milhões têm interesse em eSports, que incluem esportes virtuais e simuladores esportivos. A maioria dessas pessoas tem menos de 34 anos.

O COI já teve algumas experiências nessa área. O Comitê organizou o eSports Forum em Lausanne, na Suíça, em 2018, e em 2021 realizou a Olympic Virtual Series, seu primeiro projeto piloto no mundo dos eSports, incluindo a fase de classificação. O projeto atraiu mais de 500 mil participantes, gerando mais de 6 milhões de espectadores ao vivo em todos os canais, com 75% do público com idades entre 13 e 34 anos.

Depois veio a Semana Olímpica dos eSports, em Singapura, no início do ano, onde o COI conseguiu reunir as comunidades olímpicas e dos eSports. O evento contou com finais ao vivo, onde mais de 130 jogadores competiram em dez categorias, além de uma ótima audiência.

O presidente do COI destacou a importância de acompanhar a mentalidade mais jovem e dar ouvidos a essas gerações, e relembrou que um dos princípios da Agenda Olímpica 2020 é que o esporte vá aonde as pessoas estão: neste caso, ao universo digital. Porém, ele ressaltou que a inteligência artificial pode ser um risco e que o COI deve ter controle. Por isso, um grupo de especialistas já está trabalhando na análise dessa nova tecnologia.

* Com informações da Exame

 

Acompanhe o Adnews no InstagramLinkedIn e Threads. #WhereTransformationHappens ????