Está aberta a temporada de vendas de final de ano. Como toda data comemorativa agita o comércio varejista, a Black Friday, que até então era um evento exclusivo dos países que comemoram o Dia de Ação de Graças, passou a ser um fenômeno global de ofertas e uma vitrine para as marcas promoverem seus produtos e a sua marca.
Segundo a pesquisa Black Friday Insights 23, do Google, 67% dos brasileiros pretendem fazer compras na data, e sete em cada dez estimam gastar igual ou mais do que no ano passado. Ainda de acordo com o estudo, os consumidores consultam, em média, seis canais antes de decidir por uma compra. O que comprova a importância de um alinhamento estratégico e de marca em todos os canais de comunicação de uma empresa.
Se um possível comprador for impactado pela promoção no Instagram e quiser mais informações via WhatsApp, o time de experiência do cliente da marca deverá não só estar preparado para responder às dúvidas, mas também identificar essa pessoa ao longo da jornada. A meta é proporcionar uma experiência fácil, sem atritos e mais personalizada possível no pré e pós venda, para fidelizar esse consumidor.
E é aí que a inteligência artificial pode alavancar a estratégia de marketing das empresas. A ferramenta utiliza os dados coletados do cliente (mediante sua autorização) para facilitar a conversa com ele, oferecer produtos que façam sentido às pesquisas que realizou, que estejam com preço reduzido e que sejam uma ótima oportunidade, tudo isso de forma personalizada e muito mais fluida.
O nosso estudo CX Trends 2023 descobriu que 63% dos consumidores esperam que as empresas utilizem inteligência artificial para melhorar a consistência da experiência de atendimento que recebem em cada ponto de contato, desde os sites de comércio eletrônico até as lojas físicas. E dois terços deles já não se importam em compartilhar seus dados pessoais, desde que recebam em troca um atendimento personalizado e de excelência.
As soluções viabilizadas pela IA têm esse poder de apresentar as informações-chave de um cliente de forma instantânea, diminuindo a distância entre espaços físicos e digitais. Elas são capazes, inclusive, de registrar o sentimento do cliente durante as interações e colocá-los em sistema, para que os agentes de suporte consigam visualizar em conversas futuras e proporcionar um atendimento melhor.
Em um futuro não muito distante, a inteligência artificial estará embutida em muitas das nossas rotinas, principalmente nas experiências que vivenciamos com as marcas. Interagir com a IA vai se tornar tão integrado à nossa vida que haverá momentos em que nem perceberemos que ela estará lá. E essa onipresença criará um mundo em que experiências perfeitas serão consideradas como algo padrão.
Por isso, não deixe de encarar a Black Friday como uma oportunidade para potencializar o resultado das suas campanhas promocionais com o auxílio da IA. Invista, teste, experimente e descubra como essa ferramenta funciona melhor para o seu negócio. Mire a longevidade e a perspectiva de crescer, mesmo em períodos de baixa temporada de vendas. O mercado varejista é volátil, mas com a estratégia de marketing aplicada de forma certa, é possível tirar o máximo proveito desses momentos e ainda aumentar o conhecimento de marca.
O consumidor, certamente, agradecerá!
* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Adnews
Acompanhe o Adnews no Instagram, LinkedIn e Threads. #WhereTransformationHappens ????