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O marketing digital é um ótimo caminho para quem deseja aumentar a sua renda e existem várias alternativas para quem pretende seguir por esse caminho. O mercado digital tomou conta das oportunidades de negócios. Muitas atividades que até hoje eram físicas ou presenciais, agora, muito mais do que nunca, podem ser conduzidas online. É possível montar lojas online de roupas, bijuterias, alimentação e muitas outras. Em 2021, foram realizadas mais compras pela internet do que todas as compras feitas em shopping centers no Brasil todo.

Mas o digital não necessariamente obriga as empresas a encerrarem suas atividades presenciais. O digital pode ser utilizado como uma ação complementar para se comunicar com o público-alvo, informar sobre produtos, lançamentos, ofertas, realizar campanhas de email marketing, divulgações nas mídias sociais e muito mais.

Outra alternativa é usar o online para prestar serviços. As empresas hoje precisam aprender as formas de usar o digital para geração de negócios. Os profissionais podem atuar como consultores de marketing digital, oferecendo soluções de marketing digital para atrair clientes online, fortalecer sua marca online, se comunicar com seu público-alvo nas mídias sociais e muito mais. Veja, por exemplo, a WSI, franquia especializada em soluções de marketing digital para empresas de todos os segmentos e portes.

O marketing digital é um caminho sem volta. As empresas estão conscientes da sua importância e já têm uma visão clara de que precisam seguir esse caminho. Muitas empresas estão investindo no marketing online, recursos que antes iam para o marketing off-line.

Profissionais podem se beneficiar com remuneração concreta quando gostam de inovação, tecnologia e se relacionam bem com donos de empresas, gestores e pessoas que atuam nessa área de marketing e vendas online.

Quem define isso é o público que hoje navega no digital para praticamente tudo. Ninguém mais compra sem antes pesquisar sobre os produtos, os serviços, ouvir comentários e até saber sobre a administração, gestores das empresas que vendem os produtos ou serviços pesquisados. Isso tudo é feito nas mídias sociais, nos sites, nos conteúdos digitais, através de comunicação online.

O grande valor do digital é que tudo pode ser aprendido, quando não estamos falando de tecnologias complexas como programação e coisas mais técnicas. Também há treinamentos disponíveis online. Aqueles que gostam de navegar nas mídias sociais, pesquisar na internet e aprender coisas novas, com certeza terão aptidão para trabalhar nesse mundo digital. Há muitas oportunidades de trabalho que abraçam as características de vendas, marketing, tecnologia no online. Se alguém gosta de aprender e conhecer inovações, será bem sucedido.

A internet é muito ampla e extensa. O potencial é grande. Hoje existem atividades digitais que vão desde as mais simples, como geração de leads como link patrocinado, mídias sociais pagas, ou mais complexas, que contribuem com fortalecimento da marca, como SEO, websites, Data Analytics, até inteligência artificial, que são soluções muito mais inteligentes e com potenciais impressionantes. Novidades sempre virão e elas não têm fim.

O mundo digital continua avançando a passos largos. Cinco possíveis previsões para 2022 são: – Conteúdo continuará sendo de grande valor, é e sempre será rei no mundo digital; – Novas formas de comunicação, como vídeos, continuarão crescendo cada vez mais, hoje vídeos mais curtos se tornaram mais populares; – Data Analytics vem sendo e continuará muito usado para analisar o mercado, segmentar as oportunidades, entender os resultados e avaliar métricas de performance digital; – Ações de otimização de buscas online e mídias pagas continuarão sendo um foco de importância nos investimentos das empresas; – Metaverso, como priorizado pelo Facebook,  pode começar a se tornar popular no mundo avançado do digital.

Os riscos são os de qualquer negócio. Nunca dê informações confidenciais sem ter certeza de qual o fim para isso. Nunca ofereça seus serviços sem uma garantia que receberá por ele. O digital é uma solução muito boa quando bem usada, mas, como tudo, também pode ser mal usada. Então não use o digital caso a intenção não seja correta e com fins honestos.

A remuneração precisa ser no nível merecido pela qualidade dos serviços prestados. Pergunte sempre, antes de prestar algum serviço, como será a remuneração. Pesquise a fonte que está contratando e, caso não tenha segurança ou há falta de informações, cobre pelos serviços antecipadamente. Primeiro olhe para o objetivo dos serviços e, se for fundamentado, vá em frente, mas se não for, abra mão desse recurso e busque outro serviço mais leal.

*Caio Cunha é cofundador da WSI Consultoria e membro do Global WSI Internet Consultancy Advisory Board. Executivo internacional com experiência em capacitação empresarial, estratégias de marketing digital e inbound marketing, tem como desafio cotidiano a busca por soluções efetivas para empreendedores e gestores que pretendem crescer e expandir seus negócios.

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