Skip to main content

Desde que Natalie Portman subiu ao palco da San Diego Comic-Con 2019 segurando o martelo, os fãs da Marvel estavam esperando para vê-la retornar ao papel de Jane Foster, mas desta vez como uma super heroína. Com o lançamento do primeiro trailer de Thor: Love and Thunder , eles terão sua chance. Mas alguém pode estar se perguntando: desde quando Jane Foster possui o poder do herói?

A resposta para essa pergunta é: desde Thor #1 de 2014, em que uma misteriosa nova super-heroína apareceu no Universo Marvel, com o Mjolnir em sua poderosa mão. Venha conosco em uma rápida viagem pela história da vez de Jane Foster como o deus do trovão.

QUEM SEGURA ESTE MARTELO, SE FOR DIGNO, POSSUIRÁ O PODER DE THOR

Com a colaboração de muitos grandes artistas, o escritor de quadrinhos Jason Aaron assumiu o comando dos quadrinhos do Thor na Marvel em 2012, e ficou lá tempo suficiente para completar um épico de sete anos de drama divino. A primeira coisa que ele fez foi apresentar o personagem Gorr, o Carniceiro de Deus, um alienígena antiteísta empenhado em matar todos os deuses do universo para libertar os mortais de acreditar neles, que aparecerá em Amor e Trovão , interpretado por Christian Bale.

Mas dois anos depois, Aaron deu uma reviravolta poderosa em toda a cosmologia de Thor. O deus do trovão perdeu uma luta mental com o legado de Gorr e percebeu em seu coração que os deuses não eram dignos de adoração mortal – e assim, ele se tornou incapaz de levantar o Mjolnir. Embora, até onde os fãs de quadrinhos soubessem, Odisnon perdeu a capacidade de levantar o martelo depois que Nick Fury sussurrou algo misterioso em seu ouvido. Aaron e seus colaboradores mantiveram o segredo da perda de seus poderes por três anos.

Mas Aaron também apresentou um novo portador do Mjolnir, uma misteriosa mulher de elmo que se referia a si mesma apenas como Thor. Russell Dauterman, o desenhista dessa fase, se comprometeu muito com essa ideia. Ainda segundo Aaron:

“Você pega este livro e só diz ‘Thor’ na capa, que apresenta uma nova versão feminina de Thor. Está praticamente dizendo que ela não é She-Thor ou Lady Thor. Ela não é Thorika. Ela é Thor. Este é o novo Thor.”

Assim como a fonte da indignidade de Odinson, a verdadeira identidade da heroína permaneceu um segredo tentador e também ajudou a fazer o nome realmente grudar nela. Se eles não podiam chamá-la de “Lady Thor”, e ela não tinha uma identidade secreta, os fãs simplesmente tinham que chamá-la de Thor. O super herói original começou a ser chamado de “Odinson”. Finalmente, sete meses após sua estreia, Aaron e Russell Dauterman revelaram a verdade.

A personagem era a Dra. Jane Foster. No início da série, foi revelado que Jane havia sido diagnosticada com um câncer agressivo e, apesar das insistências de Odinson, ela decidiu confiar em remédios para tratamento em vez dos meios mágicos que muitas vezes exigem um custo inesperado. A revelação de que ela era Thor mostrou que tudo isso era exatamente a coisa que Jane não queria com curas mágicas para seu câncer.

Jane achou-se digna, e não podia ficar parada quando podia evitar o sofrimento como super-heroína. Mas, toda vez que ela se transformava de deusa em mortal, ela se transformava no estado “padrão” de seu corpo, apagando o progresso feito durante seus tratamentos contra o câncer. 

Sendo assim, ser a Thor estava salvando os outros, mas também estava matando ela. Ainda assim, ela continuou até o final do mandato de Aaron em Thor, War of the Realms , que contou com quatro Thors – Odinson, duas outras versões dele trazidas fora do tempo e Jane.

Quanto de tudo isso – a indignidade de Thor, o câncer de Jane, a carnificina de Gorr – chegará a Thor: Amor e Trovão, continua sendo uma incógnita pelo que foi mostrado no teaser. Gorr nem aparece nele, e ele é um alienígena cinza estranho, quase nu, com tentáculos na cabeça, então nós provavelmente teríamos notado sua presença. Para saber a resposta para todas essas perguntas, teremos que esperar a estreia do filme em Julho.

Essa matéria é uma tradução da escrita por Susana Polo para o site Polygon.

Quer saber mais novidades? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!

Leave a Reply