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Há algumas décadas atrás, pensar em design automaticamente nos levaria a pensar em cursos caros de faculdade ou ferramentas complexas cheias de botões na qual precisamos de um curso para aprender a usar. Bem, hoje em dia ainda não é tão diferente. É aí que o Canva entra.

O Canva é uma empresa de design e criatividade criada em 1 de janeiro de 2012, em Sydney, na Austrália. O propósito da ferramenta é criar peças de design gráfico em modelos personalizados para redes sociais, banners, infográficos, wallpapers e até marcadores de página. Basicamente qualquer tipo de formato está disponível.

Como o Canva populariza o design e traz tendências criativas - ADNEWS
Imagem: Reprodução/Canva

Em números, são criadas aproximadamente 8,5 milhões de apresentações na plataforma por dia. Além disso, o diferencial do Canva é justamente o fator responsável pelo seu reconhecimento: a simplicidade. Nada de interfaces que parecem complexas demais para leigos no assunto ou comandos elaborados no teclado. Tudo é muito dinâmico e explicativo, o que atrai entusiastas do meio que querem uma peça gráfica bonita e atraente sem o desespero que outras ferramentas possam causar.

Apesar de não ser a mais completa quando comparada a outras como Adobe Illustrator ou Photoshop, o Canva cumpre seu propósito com sucesso para a maioria dos usuários. Além disso, por ser tão popular, a plataforma cria tendências de design que são incorporadas e vistas em diversos locais de comunicação, como o Instagram.

Para entender melhor o funcionamento, impacto e as tendências que esse mercado gera, conversamos com Robert Kawalski, Head of Product do Canva na Austrália.

O Canva possui espaço entre outras plataformas de design mais consolidadas como Photoshop?

De acordo com Rob, “o Canva é uma plataforma intuitiva que permite que as pessoas criem, colaborem e publiquem tudo, desde apresentações a postagens de mídia social, vídeos e materiais impressos, sem a necessidade de softwares complexos e caros”.

“Isso se mostrou incrivelmente útil para equipes distribuídas e remotas, que precisam criar novos visuais da marca rapidamente, para diferentes plataformas, regiões e idiomas. Designers profissionais costumam ser os maiores defensores do Canva, pois podem ajudar não designers a criar ativos na marca, sem dar suporte prático constante”, finaliza.

Como o Canva pode ser um pontapé inicial para iniciantes em design?

“Apesar do amplo escopo da plataforma, o Canva mantém uma interface familiar e perfeitamente integrada. Isso significa que você pode aprender a projetar usando um formato e, em seguida, transferir facilmente essas habilidades para outros tipos de design”, explica.

Além disso, outro fator apontado é a acessibilidade do Canva aos seus usuários. Kawalski afirma que “o Canva também está disponível em todas as principais plataformas, incluindo Web, Desktop, iOS e Android, o que significa que ainda pode ser acessado por quem não possui um hardware poderoso. A versão gratuita oferece tudo o que a maioria das pessoas precisa para projetar também”.

Quais são os modelos de design mais utilizados?

Já as tendências também são apontadas como um must entre os interessados por design. Roupas, posts, campanhas… tudo é afetado! Com milhões de usuários ativos, o Canva também pode funcionar como uma bússola do que é agradável aos olhos.

“Alguns dos nossos tipos de design mais populares incluem histórias sociais e postagens estáticas, apresentações, vídeos e tipos de design personalizados dos próprios usuários. Em média, vemos 8,5 milhões de apresentações e 6 milhões de vídeos criados a cada semana”.

Os usuários podem ter uma previsão do que está por vir no mundo do design pela plataforma?

“Acreditamos que a comunicação visual e o design são universais, e o Canva é a única plataforma de ponta a ponta que atende a toda a jornada – da criação à colaboração e publicação”, diz Rob.

Com essa integração ponta a ponta, a visibilidade acaba sendo maior entre os consumidores, que usam suas criações como inspirações do que pode ser forte futuramente.

Existem tendências de design em 2022 que podem ser criadas através do Canva?

Kawalski apontou o vídeo como uma ferramenta em grande potencial no universo business, não se restringindo apenas a vídeos de dancinhas no TikTok ou entretenimento.

“As pessoas já usam o vídeo amplamente em casa, abrangendo tudo, desde vídeos de estilo do YouTube, postagens do TikTok e Snapchat para lanches, mensagens de vídeo curtas e muito mais. Mas o vídeo pode ser igualmente relevante no local de trabalho, seja para impulsionar áreas como formação de equipes, relacionamento com clientes, engajamento de funcionários ou produtividade”.

Ainda assim, nem tudo são flores no caminho. Softwares mais estabilizados no mercado ainda ganham preferência de empresas maiores. Isso não significa que o Canva não possua futuro. Em alguns portais de emprego online, a plataforma já aparece como opção de experiência em informática e ferramentas de criação – então por que não tentar?

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