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Atualmente, o Pinterest é uma das plataformas mais procuradas quando o assunto é tendência. Pastas de inspiração, ideias de design, roupas, decoração, culinária… Tudo que vira febre por lá acaba entrando no gosto dos influencers e, consequentemente, chegam até o público pelas marcas.

Com o propósito de facilitar e profissionalizar essas tendências, o Pinterest lança todo ano um relatório com as previsões do que virá pela frente no mercado, o chamado Pinterest Predicts. Com uma interface bastante interativa, as escolhas se baseiam nos aumentos de pesquisas sobre um determinado assunto. De acordo com a empresa, no ano passado 8 de 10 previsões aconteceram. Incrível!

Vem aí? Pinterest traz previsões de design, moda e marketing de 2022 - ADNEWS
Imagem: Divulgação/Pinterest

Este ano, algumas apostas futuras são:

  • Design: O redondo chegou para ficar! A volta da arquitetura e decoração arredondada e curvada já cresceu nas pesquisas! O preto também mostrou imponência com os cômodos góticos, e os bichinhos de estimação conquistam espaços cada vez mais adaptados com a moda das casas pet-friendly.
  • Moda: A maquiagem com brilho está com tudo (em especial pela volta da série Euphoria, reconhecida pelo glitter nas makes). Outra previsão audaciosa é a chegada dos acessórios para os dentes (sim, os dentes)!
    O xadrez e o cabelo colorido vão vir fortes, assim como o uso de relógios para complementar o look.
  • Lifestyle: Customização de carros, terapia de casal e bem-estar do sono estão no radar dos tópicos em pauta para este ano. Viajar à noite com muito estilo e neon também veio para as previsões.
  • Culinária: A cozinha ancestral ganha destaque, trata-se da culinária que honra técnicas antigas repassadas de geração para geração. Os “bubble cakes” também podem estar em muitos aniversários e são muito fofos!

O Pinterest acerta?

As previsões específicas que o Pinterest Predicts disponibiliza levantam bastante a curiosidade dos usuários. De acordo com a plataforma, 8 em cada 10 previsões aconteceram no ano passado. Para entender melhor, o Adnews conversou com Fernanda Cerávolo, diretora de conteúdo e criadores para a América Latina no Pinterest.

Como o Pinterest influencia as tendências no mercado?

“O Pinterest sempre foi um lugar de inspiração – atualmente, são mais de 14 milhões de ideias salvas diariamente e mais de 430 milhões de pastas criadas apenas no Brasil. Como nossos usuários gostam de buscar ideias e se preparar com antecedência, conseguimos saber o que será tendência no futuro… Para isso, analisamos o que as pessoas pesquisam e identificamos as principais tendências que surgirão ou continuarão a crescer no próximo ano”, comenta Fernanda.

Quais são as métricas usadas pelo Pinterest para criar as previsões do ano?

“Para chegar nelas, fizemos uma análise dos dados de busca globais no Pinterest no período de outubro de 2019 a setembro de 2021. Algumas das que detectamos para este ano foram, por exemplo, nas categorias de moda e beleza, que em 2022 as pessoas vão pensar o look da cabeça aos pés, com unhas poderosas, cortes rebeldes, pérolas, arco-íris e um quê gótico”.

“O Japandi, um mix do estilo escandinavo com o design japonês, foi uma tendência de decoração que identificamos no Pinterest Predicts de 2021 – teve 100% de aumento nas buscas em comparação com o ano anterior – e que ficou muito popular entre as marcas, criadores de conteúdo e Pinners. Após o lançamento do Pinterest Predicts de 2021, diversos veículos e redes sociais começaram a falar sobre o estilo”.

O aplicativo pensa em alguma estratégia futura anti-plágio para criadores de tendências e conteúdo?

“O Pinterest não é o detentor dos direitos autorais das imagens que os usuários salvam na plataforma. Nós respeitamos os direitos de propriedade intelectual e esperamos que as pessoas no Pinterest façam o mesmo. Por isso, temos um canal aberto e direto com os creators, que podem enviar uma solicitação de revisão e, em circunstâncias apropriadas e a nosso critério, podemos desativar ou encerrar as contas de quem repetidamente infringe ou é acusada de infringir direitos autorais ou outros direitos de propriedade intelectual”.

Qual a importância do Pinterest para o design e a inspiração de artistas e trabalhadores criativos?

De acordo com Fernanda, os artistas e criativos se deparam com um ambiente digital seguro, inspirador, único e que reconhece e recompensa a positividade. No Pinterest, eles podem engajar e construir comunidades com um conteúdo evergreen que não tem data de validade e fica disponível aos Pinners de todo o mundo.

“Em 2021, por exemplo, criamos o Código de Conduta do Criador de Conteúdo e lançamos novas ferramentas de moderação de comentários e a nova política de monetização para criadores de conteúdo. Temos orgulho em ser uma plataforma segura para todos. Alguns dos lançamentos recentes mais importantes são a política de publicidade para proibir anúncios com linguagem e imagens sobre perda de peso, a expansão de gamas de tons de pele, as atividades para o bem-estar emocional e a pesquisa inédita de tipo de cabelo, que chegará à América Latina em breve”, finaliza.

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