Seja muito bem-vindo(a) a um dia inteiramente feminino aqui no Adnews. Nesta sexta-feira (8) faremos um especial só com notícias dedicadas às mulheres, homenageando trajetórias de empresas e profissionais que admiramos.
_____
A ZAMP, master franqueada Burger King e Popeyes no Brasil, avança no compromisso de valorização e protagonismo feminino nos restaurantes e no corporativo. Atualmente, 53% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres, ampliando o caminho de ascensão profissional e equidade salarial na companhia.
De acordo com o levantamento interno da área de Gente & Gestão, entre os mais de 16 mil colaboradores da ZAMP, nos restaurantes, a representatividade feminina já é de 52%. As mulheres já são responsáveis por 50% dos cargos de gerentes de negócios e 51% atuam como coordenadoras de turno. A equidade de gênero também está avançando nos quadros de coordenadores de operações, com 27% desses cargos ocupados por mulheres.
Já no corporativo, a equidade de gênero tem avançado nas lideranças de times, chegando a 42% de representatividade, praticamente metade dos cargos de liderança. Quase metade dos coordenadores (43,3%) são mulheres.
O mesmo levantamento apontou que a representatividade feminina tem avançado na companhia. Hoje, mais de 35% da diretoria já é composta por representantes do gênero feminino, assim como a gerência, que possui 29,72% de representantes mulheres.
“O plano da ZAMP é que, até 2025, a representatividade feminina na liderança, no corporativo e nos restaurantes, seja de 50%. Para isso, estamos fortalecendo nossa cultura inclusiva e ações de enfrentamento às violências contra mulheres, e reforçando nossas políticas de equidade salarial, contratação, promoção e desenvolvimento das colaboradoras”, detalha Mafoane Odara, diretora de Pessoas, Cultura e Transformação da ZAMP.
Programa Bem Gestar
Para fortalecer suas relações, a ZAMP conta com o Programa Bem Gestar, para dar mais assistência às colaboradoras gestantes, cônjuges e seus bebês. Mais de 1,5 mil mulheres já foram beneficiadas com acompanhamento da gestação até o pós-parto, com monitoramento de enfermeiras obstétricas, acompanhamento nutricional, orientações de exames pré-natal, curso de gestantes, isenção na coparticipação do plano de saúde e enxoval com itens para as mamães e seus bebês.
“A companhia vem trabalhando na revisão da licença parental, seja ela por maternidade, paternidade ou adoção, para promover o melhor bem-estar da criança recém-nascida, facilitar a transição para a nova vida, equilibrar a vida pessoal e profissional e promover mais equidade de gênero”, explica a diretora.
Mafoane ressalta que a ZAMP continuará trabalhando de forma consistente para garantir ainda mais a representatividade e pluralidade dentro e fora da companhia.
“Nós sabemos que há um longo caminho a ser traçado, nas empresas e na sociedade, mas estamos empenhados em garantir que estamos fazendo o que é certo, sempre colocando em prática o que comunicamos em nossas campanhas e a forma como nos posicionamos”, completa.
Acompanhe o Adnews no Instagram e LinkedIn. #WhereTransformationHappens