Imagem Divulgação - ConectSUS

ConectSUS e site do Ministério da Saúde saem do ar após ataque

Com informações importantes sobre a pandemia e a vacinação, site sofreu ataques de hackers e afeta milhares de pessoas por todo o Brasil

Na madrugada dessa sexta feira, 10 de Dezembro, os sites do ConectSUS e do Ministério da Saúde foram marcados por ataques de hackers. Ambos os endereços online, de extrema importância pelos dados a respeito da vacinação e da pandemia, caíram e ficaram fora do ar por mais de uma hora.

Uma das principais preocupações envolvendo a queda dos sites são os comprovantes de vacinação, que ficaram inacessíveis. Outros sites com dados importantes sobre a pandemia também caíram com a invasão. Entre os endereços afetados estão o do e-SUS Notifica, que registra casos de COVID-19 e o SI-PNI, que registra o avanço da vacinação.

Ainda assim, as notícias divulgadas pelo próprio Ministério a respeito da queda dos sites da ConectSUS são preocupantes. Funcionalidades como a emissão do comprovante de vacinação, importante para registrar a imunização individual, ainda não estão disponíveis.

Quem assume a autoria do ataque ao site é o grupo “Lapsus$ Group“. A autoria do ataque foi reivindicada durante a madrugada. Enquanto o site ficava completamente fora do ar, uma mensagem que dizia “”nos contate caso queiram o retorno dos dados” ´podia ser vista ao acessar o endereço.

Mensagem não pode mais ser vista, mas problemas com o site ainda não foram resolvidos

O Ministro da Saúde falou sobre o ataque ao ConectSUS:

“Uma atitude criminosa, de um hacker, que tá sendo investigada pela Polícia Federal, pelo Gabinete de Segurança Institucional. Hoje, o empenho total é para esses dados estarem disponíveis no mais curto prazo possível. Está sendo investigado e assim que tiver alguém culpado será exemplarmente culpado. “

Nomes que ganharam relevância durante o combate a pandemia no Brasil, como o biólogo e pesquisador Átila Iamarino, também comentaram o acontecimento:

Uma alternativa válida para aqueles que buscam outro meio de comprovar sua vacinação é o comprovante físico. Além disso, alguns sites de estados e municípios tem seus próprios dados registrados. Ainda não se sabe quando os sites do ConectSUS e Ministério da Saúde voltarão ao ar e nem quando e como os dados serão recuperados.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Post anterior
YoDa anuncia PlaYlist Festival 2022 com games e músicas

YoDa anuncia PlaYlist Festival 2022 com games e músicas

Próximo post
Com challenge no TikTok, Fiat convida público a conhecer o SUV Pulse

Com challenge no TikTok, Fiat convida público a conhecer o SUV Pulse

Posts Relacionados