Skip to main content

Neste ano de 2021, a pandemia e suas diferentes consequências para a economia, afetou diretamente o mercado de trabalho. Entre os diversos impactos causados pela pandemia, está a procura por vagas específicas em marketing e comunicação, ao mesmo tempo, em que outras profissões ficaram em baixa.

Entre as diversas áreas de destaque este ano, estão as áreas de marketing digital, produção de conteúdo, e-commerce, desenvolvimento de negócio, e telemarketing. Vale destacar, que todas estas áreas estão voltadas para o mundo digital e a comunicação, em diferentes tipos de especializações e grau hierárquico.

Profissões em marketing e comunicação em alta

Marketing digital dispara

Dentre as áreas com maior demanda, está a de Marketing digital, que tem movimentado constantemente o mercado de trabalho. De acordo com um estudo divulgado em fevereiro deste ano pelo LinkedIn, rede social de networking e empregos, entre as vagas em alta, estão as de engenheiros de software, designers de produtos, redatores de sites, editores de imagens e vídeos etc.

Vale destacar, que grande parte dessas vagas estão disponíveis nos modelos home office ou híbrido, devido a necessidade de isolamento social causada pela pandemia.

E-commerce impulsiona atendimento e vendas

Ainda sobre o e-commerce, a demanda por vagas em atendimento, vendas e telemarketing, disparam devido ao comércio eletrônico. Segundo dados da Webshoppers (Ebit/Nielsen & Bexs Banco), somente em 2020, o e-commerce registrou um crescimento de 41% no Brasil, com expectativa de novo crescimento, de 26%, para este ano.

Foto: Divulgação/Freepik

Publicidade cresce

Juntamente com a expansão do e-commerce, a busca pelo melhor desempenho de anúncios disparou. Visando uma melhor performance, principalmente do e-commerce, as marcas estão investindo cada vez na publicidade digital. Dessa forma, vagas voltadas para como direcionar os anúncios para o público-alvo cresceram. Sendo assim, profissões como gestores de rede social, designers (pesquisadores da experiência do usuário, ou seja, UX e UXR), redatores para a experiência do usuário, vagas voltadas para Mídia Programática, como web analytics e analista de tráfego, entre outros.

Serviços criativos mais necessários do que nunca

Para complementar o trabalho criativo dos profissionais do marketing e da publicidade, profissionais com competência criativas surgem como a solução. Seja para cumprir com demandas de produção de texto, ou para a produção de artes, estes profissionais estão sendo cada vez mais procurados no mercado. Dentre as vagas com maior demanda, estão ilustradores, artistas 3D, redatores, figurinistas e designers gráfico.

Foto: Divulgação/Freepik

Profissionais autônomos de conteúdo digital emergem

Devido à perda de renda, muitas pessoas optaram por empreender, ou procurar por fontes de renda alternativas. Dentre estas fontes, está o meio digital, sendo uma opção rentável para diversas pessoas, devido ao grande espaço que as redes ofereceram. Ou seja, surgiram milhares de criadores de conteúdo, e com eles surgiram vagas para suas respectivas equipes. Dentre as vagas que contemplam estas equipes, estão youtubers, podcaster, editores de vídeos, editores de áudio, coordenador de conteúdo, operadores de câmeras, entre outros.

Desenvolvimento de negócios

Com as mudanças no ambiente de trabalho, em especial, de negócios, a demanda por profissionais qualificados para orientar empresas e clientes a tomar decisões de investimento estratégico disparou. Cargos direcionados para altos níveis hierárquicos, como Diretores executivos e diretores de vendas, cresceram de forma expressiva este ano.

Foto: Divulgação/Freepik

Onde encontrar vagas

Para encontrar aproximadamente 300 mil vagas de emprego, e se candidatar, basta acessar o portal da Jooble em https://br.jooble.org/. Encontre agora seu novo emprego, com vagas em diversos estados, com a opção de filtro por cidades e cargo. Confira!

Leave a Reply