*por Simone Catelli
Muito se fala da Inteligência Artificial Generativa (GenAI) no mundo dos negócios para aumentar a lucratividade e ampliar o valor da entrega. Mas, quando se trata da aplicação dessa tecnologia no mundo do marketing, seu aspecto transformador atua diretamente na influência de processos criativos.
A GenIA é uma força invisível essencial para a melhoria e a agilidade de todos os aspectos do marketing, pois permite o desenvolvimento de campanhas mais inovadoras e eficazes, além de aprimorar a qualidade do conteúdo, produzindo mais e melhor, o que culmina num engajamento com o cliente – já que melhora suas experiências, com ações mais personalizadas e relevantes.
Pode-se dizer que a IA Generativa é um divisor de águas nas estratégias de marketing. Sua capacidade de desbloquear novas formas de criatividade potencializam o valor das entregas de várias maneiras.
Dada essa afirmação, um primeiro aspecto que posso ressaltar é a criação de conteúdos personalizados e escaláveis. Por exemplo, é possível gerar automaticamente variações de textos para campanhas, anúncios e posts em redes sociais, adaptados para diferentes segmentos de público. Isso significa economia de tempo, além da garantia que o conteúdo vai ressoar melhor com diferentes audiências, aumentando o engajamento e a conversão.
O segundo aspecto está relacionado à ideação e à criatividade. A GenIA atua como uma cocriadora no processo criativo, ajudando a explorar novos conceitos e ideias, que depois são ajustados e refinados pela equipe criativa, acelerando a geração de ideias inovadoras e diversificadas.
Analisar e prever tendências é o terceiro ponto que quero destacar, pois ao utilizarmos a Inteligência Artificial Generativa para checar padrões, podemos antecipar comportamentos para o ajuste das estratégias de marketing de forma proativa, o que nos permite buscar novas oportunidades, além de adaptar as campanhas com velocidade para acompanhar as mudanças do mercado.
Saindo do macro para o microambiente, também é preciso ressaltar o uso dessa tecnologia para a melhoria na personalização de uma campanha, sendo possível criar recomendações mais precisas a partir da análise de preferências e comportamentos individuais dos clientes.
Por fim, mas não menos importante, está a criação de experiências imersivas. Por meio do uso de realidade aumentada e realidade virtual, a GenAI pode gerar elementos visuais e interativos que tornam o contato mais envolvente e impactante.
Engajamento do cliente
Quando abordamos especificamente o engajamento do cliente, a GenIA explora maneiras inovadoras e eficazes para aumentar a interação e a satisfação dos clientes, trazendo possibilidades de personalização por meio de experiências ajustadas com base no comportamento mais recente, além de tornar o processo mais envolvente e direcionado.
Criar experiências interativas também é outra indicação na linha do engajamento. Usar jogos personalizados ou quizzes baseados em interesses dos clientes aumenta o tempo de envolvimento com a marca e incentiva para uma maior participação.
Já na linha da assertividade para consultar se todo o esforço foi bem direcionado, a GenAI pode analisar grandes volumes de dados de feedback dos clientes, identificando sentimentos e tendências emergentes. Isso permite que as empresas ajustem suas estratégias de forma rápida e eficaz, abordando problemas ou capitalizando oportunidades identificadas.
Estamos aqui discutindo uma tecnologia que tem desempenhado um papel crucial para o futuro das operações de marketing. Sua capacidade, sem precedentes, de personalização e de segmentação de público vem melhorando a relevância das campanhas e aumentando as taxas de conversão. E para equipes que ainda temem seu impacto no dia a dia do time, é preciso ter claro que essa tecnologia veio para automatizar os processos repetitivos, liberando os profissionais para focar em tarefas estratégicas e criativas.
Estamos diante de um processo de inovação contínuo para elevar a criatividade e a inovação no marketing, tornando esta área cada vez mais inteligente, personalizada e impactante. Para iniciar essa jornada, há alguns caminhos testados que podem servir de exemplo para a adaptação dos profissionais na adoção.
Por onde começar
Iniciar este processo por meio da educação do treinamento da equipe é o primeiro passo. A partir daí, é preciso mapear áreas de marketing que podem, de fato, se beneficiar dessa tecnologia e escolher a plataforma que mais atenda sua necessidade. A implementação deve ser gradual e uma dica importante é buscar focar na criação de conteúdos personalizados. A análise das campanhas é um passo importante para melhorar continuamente o processo, podendo inclusive experimentar a integração da GenIA com outras ferramentas. Por fim, estabelecer um ciclo de feedback é o caminho para ir aprimorando o uso dessa tecnologia. Um passo não impede o outro, o importante é começar.
Aos profissionais de marketing, minha dica é que iniciem essa experiência o quanto antes, pois estamos num caminho sem volta e não temos que nos preocupar com isso. À medida que vamos nos adaptando a essa nova realidade, certamente os resultados passarão a fazer parte de uma rotina comum, assim como é usar a internet. E novas ferramentas irão surgir para seguirmos inovando. Manter a mente aberta e o espírito disposto a sempre aprender é o caminho certo nesta jornada.
*Simone Catelli é gerente de Marketing da Globant Brasil, empresa nativa digital focada em reinventar negócios por meio de soluções tecnológicas inovadoras.
* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do veículo
Acompanhe o ADNews no Instagram e LinkedIn, e o novo ADGroupBR.