Skip to main content

Após uma estreia empolgante, o Threads, nova rede social da Meta, enfrenta um período de incertezas. Na terceira semana de agosto, o número diário de usuários ativos despencou para 10 milhões, uma queda acentuada em relação aos 100 milhões que aderiram à plataforma logo após o seu lançamento. Esse declínio levanta dúvidas sobre o futuro da rede social de Mark Zuckerberg.

No entanto, dados da YouGov, multinacional especializada em pesquisa de mercado online, trazem alguns detalhes interessantes sobre o consumo de redes sociais no Brasil que parece dar esperanças ao Threadinho. Os usuários brasileiros parecem ter uma afinidade especial com as redes, especialmente o Instagram e a plataforma de Elon Musk, X (antigo Twitter).

Cerca de 72,8% dos usuários de redes sociais brasileiros têm uma conta no Instagram, em comparação com a média global, que é de 43,3%. Isso coloca o Threads em um ambiente favorável, pois a plataforma mãee seus concorrentes diretos são mais populares no Brasil do que em outros países.

Os brasileiros se destacam em relação ao uso das redes sociais, tendo maior probabilidade de usar essas plataformas mais de 10 vezes por dia, em comparação com a média global. Além disso, eles passam relativamente menos tempo navegando nas mídias sociais durante o dia, com menos de uma hora diária.

Os brasileiros são mais propensos do que a média global a acessar as mídias sociais para obter notícias, entretenimento e manter contato com amigos e familiares”, comenta David Eastman, diretor-geral e comercial da YouGov na América Latina.

No entanto, há um desafio para o Threads. Os hábitos dos brasileiros que possuem contas no X se alinham melhor com as tendências internacionais do que com o Instagram. Por exemplo, 41,7% dos usuários da rede de Musk no Brasil acessam seus perfis mais de 10 vezes por dia, em comparação com apenas 38,1% dos usuários do Instagram que fazem o mesmo.

O X também se destaca em termos de uso geral das redes sociais no Brasil, com 72,3% dos usuários dizendo que usam essas plataformas para se entreter e acompanhar notícias. Apenas 67,9% dos usuários do Instagram relatam a mesma finalidade. Isso levanta um desafio para o Threads, já que os brasileiros estão demonstrando sinais de fadiga das redes sociais em geral.

O grande desafio do novo aplicativo da Meta é definir claramente o que ele pode oferecer ao público, além do que o Twitter ou o Instagram já ofereceram antes”, conclui o diretor da YouGov.

Com mais da metade dos brasileiros acreditando que as mídias sociais impactaram negativamente as relações pessoais e o tempo gasto, o Threads enfrenta um momento complicado no Brasil, no qual os usuários estão em busca de algo diferente e menos invasivo.

Apesar do cenário nebuloso, uma recente série de falhas e mudanças promovidas por Elon Musk na plataforma X podem ser aproveitadas para tornar a rede social de Zuckerberg como a melhor alternativa para quem está abandonando o antigo Twitter.

Recentemente, a Meta deu mais um passo para atrair o público, com o lançamento da versão para web do aplicativo Threads, mas é inegável que a plataforma ainda carece de funcionalidades muito aguardadas pelos usuários, como a organização das postagens na timeline e o envio de mensagens diretas, recursos há muito tempo existentes no Instagram. A chegada dessas funcionalidades pode ser a faísca necessária para reacender a chama do Threads, especialmente entre os brasileiros.

 

Acompanhe o Adnews no InstagramLinkedIn e Threads. #WhereTransformationHappens ????