Skip to main content

No Date Cultural desta semana, indicamos cinco lugares na cidade do Rio de Janeiro para você passear no final de semana. A lista inclui experiências culturais instaladas no município, para curtir o passeio, e, de brinde, ainda conhecer novos artistas, espaços e questões exploradas por cada um dos locais.

Jardim Botânico do Rio de Janeiro

O Jardim Botânico do Rio é um dos passeios mais tradicionais da cidade e não podia estar fora da lista. Ele foi fundado em 1808 e é considerado um dos mais ricos do mundo, por ter uma ampla diversidade de plantas. No local, é possível visitar os jardins temáticos, como o Japonês, as estufas, além das milhares de outros exemplares de vegetação do mundo todo. Para saber como visitar, acesse o site dedicado ao espaço.

Jardim Botânico do Rio de Janeiro: Como Chegar, Atrativos e Dicas!

Museu do Amanhã

O Museu do Amanhã é um espaço dedicado à ciência e promove experiências de imersão através de ambientes interativos, salas com recursos audiovisuais e jogos. No momento, é possível visitar a jornada “Futuros Urbanos“, que traz reflexões sobre o desenvolvimento das metrópoles e vai até 31 de outubro de 2021.

Para visitar o museu, é necessário adquirir os ingressos pelo site, que variam de R$ 15,00 a R$ 30,00. Além da exposição temporária, é possível apreciar o Observatório, a cafeteria, o restaurante e a loja que funcionam no local.

Bem-vindo | Museu do Amanhã

Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB Rio de Janeiro

O CCBB do Rio de Janeiro está na cidade desde a década de 80 e ocupa o 26º lugar na lista dos 100 museus mais visitados do mundo da The Art Newspaper. Atualmente, o espaço abriga a exposição temporária das obras de ex-pacientes da psiquiatra Nise da Silveira.

A mostra pode ser vista até o dia 15 de novembro e é necessário agendar a visita pelo site de venda dos ingressos do museu. Também é possível aproveitar a exposição através do site do CCBB, que disponibiliza uma galeria 3D.

CCBB do Rio figura entre museus mais visitados do mundo no ano passado -  Eu, Rio!

Museu de Arte do Rio 

O Museu de Arte do Rio (MAR) é um espaço moderno, com mirante super instagramável e com exposições que envolvem temas da contemporaneidade. As obras passam pelas questões da cidade e do país, através de mostras de longa ou curta duração. Para visitar o museu, os interessados devem comprar ingressos por meio do site do MAR.

Cultura o ano inteiro - ÉPOCA | Cultura

Museu Histórico Nacional

O Museu Histórico Nacional reabriu no início de setembro, após mais de um ano e meio fechado devido a pandemia. Por isso, ele é uma boa opção para quem estava com saudade de aproveitar um passeio cultural pelo centro do Rio. O espaço reabre com a mostra “A história da botica mais tradicional do Brasil”, além de poder visitar a exposição permanente “Do Móvel ao Automóvel: transitando pela história”.

Museu Histórico Nacional | Conteúdo completo sobre o Museu Histórico  Nacional

Leave a Reply