O debate sobre a saúde mental no ambiente corporativo está em alta, especialmente após a inclusão da síndrome de Burnout na lista de doenças ocupacionais pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2022. Em 2023, 421 pessoas foram afastadas do trabalho por transtornos mentais, o maior número dos últimos dez anos no Brasil, conforme dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Neste contexto, a campanha do Setembro Amarelo, focada na prevenção do suicídio e no cuidado com a saúde mental, reforça a relevância do tema. Embora não seja direcionada exclusivamente ao ambiente corporativo, esse espaço merece atenção especial por ser propenso ao surgimento de questões relacionadas à saúde mental.
Denize Savi, Chief Happiness Officer da Chilli Beans e especialista em Ciência da Felicidade, está à frente de um programa de bem-estar para os funcionários da empresa. Desde 2023, a Chilli Beans utiliza ferramentas de Psicologia Positiva, Neurociência e Comportamento para promover a saúde mental e manter seus colaboradores motivados e engajados.
Savi destaca a importância de um olhar atento das lideranças para a felicidade das equipes, criando um ambiente de empatia, respeito e confiança. “Isso é possível transformando o clima organizacional, desenvolvendo um ambiente com segurança psicológica, abrindo espaço para que os colaboradores sejam eles mesmos, falando o que pensam sem preocupações, sem medo de serem ridicularizados, invalidados ou punidos. Onde eles possam compartilhar suas opiniões e ideias abertamente, mostrar todas as suas habilidades, assumir riscos, admitir falhas, aprender com as falhas, estimular a inovação e terem discussões honestas e abertas”, explica.
A promoção da saúde mental nas empresas não traz apenas bem-estar aos colaboradores, mas também resulta em benefícios como maior produtividade e lealdade. Para que essas iniciativas sejam eficazes, é fundamental que sejam planejadas e desenvolvidas a longo prazo, com base em diagnósticos e intervenções científicas, e incluam suporte contínuo e uma cartilha de boas práticas.
“As pessoas estão cada vez mais buscando trabalhar em um ambiente onde elas encontrem reconhecimento, onde haja respeito, um lugar que as desenvolva não só como profissional, mas também como pessoa. Um lugar onde elas vão não só para trabalhar, mas também para fazer amigos. Não é surpresa que estudos mostram que quanto mais os trabalhadores ignoram o poder do investimento social, mais prejudicam seu próprio desempenho. Passamos a maior parte do nosso tempo no trabalho. Precisamos ter bons relacionamentos nesse ambiente”, conclui Savi.