Neste momento em que “collab” se tornou um termo tão batido para descrever qualquer tipo de parceria, posso dizer que me sinto bastante à vontade para resgatar as origens da palavra e até para ressignificar essa nomenclatura dentro dos princípios da cobranding.
Um mais um, na nossa concepção, é sempre maior que dois, como digo no título do livro que lancei em 2018. Essa é uma conta que a gente, da Cross Networking, vem fazendo há pouco mais 15 anos, desde que esta empresa nasceu. Tudo começou quando costuramos o interesse da indústria da moda nas cobiçadas camisetas-convite para o Camarote N1 da Sapucaí. Nosso prazer é unir empresas, pessoas e marcas, sempre procurando entender quem se junta a quem e por quê.
Hoje em dia, collab é usada como sinônimo de meras ativações pontuais. Mas, para nós, não basta promover um encontro casual. A gente quer que o match tenha day after e vá além disso. Nosso propósito é agregar valor e importância para todos os envolvidos no negócio. E, de preferência, ficar na memória afetiva do consumidor.
É por isso que nenhum passo é dado na Cross sem que a gente conheça os objetivos de cada marca, seja ela uma empresa, uma personalidade ou mesmo um profissional autônomo. Se você quer se juntar a alguém em um novo negócio, é fundamental que entenda quem é você, qual é a imagem que quer vender e aonde quer chegar.
Nossa habilidade é desenvolver parcerias estratégicas para o business de cada um, construindo uma cultura de integração de forças. Na nossa mira, está a aceleração de resultados capaz de gerar crescimento para as empresas e seus profissionais. Sem essa avaliação prévia, não se vai a lugar algum. Uma parceria mal traçada pode até produzir efeito negativo e colocar em risco o patrimônio dos jogadores em campo.
A expertise em entender as marcas e encontrar as conexões certas para elas tem sido fruto de processos cuidadosos na nossa planilha, sempre a partir de minuciosos estudos e dos 5 Cs que regem o que chamamos de Crossability:
- Confiança
- Criatividade
- Colaboração
- Comunidade
- Crescimento mútuo
Mais do que nunca, alcançar grandes performances no atual contexto mercadológico pede que a gente saiba dividir para multiplicar. Torna-se urgente trocar EGOcentrismo por ECOcentrismo. O que está em cena é o bem coletivo como premissa essencial para que se alcance o bem individual. Nunca foi tão visceral a máxima de que ninguém faz nada sozinho.
Nesse contexto, torna-se necessário entender qual história será contada a partir de determinada parceria, com clareza sobre o que será oferecido a partir dela e qual o diferencial a agregar no todo e para cada lado. É por isso que a empatia se faz tão necessária nos combinados que resultam nas melhores cobrandings. Longe de esbarrar em demagogia barata, o planejamento que resulta nos business mais rentáveis e longevos invariavelmente direciona ganhos sociais ou ambientais onde a vulnerabilidade faz estragos.
A Cross Social, braço da Cross Networking, se ocupa exatamente disso: replicar as parcerias que promove em ações a quem mais precisa. Nosso lema é “A solução do seu problema está no outro”. Convém enxergar cooperação onde aparentemente só há competição, e a Cross muito se orgulha de servir de farol para iluminar tais oportunidades.
Uma verdadeira parceria como estratégia de negócios é aquela que gera valor social e econômico, estimula a inteligência e o afeto. Em um mundo de relações cada vez mais efêmeras, criar vínculos, afinal, é um capital valiosíssimo, e esse é o nosso negócio.
Aqueles que ainda não entenderam que marcas que importam são marcas que SE importam, de olho não só nos seus ganhos, mas no bem coletivo, ficarão para trás.
* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Adnews
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