Celebrando as (ainda poucas) conquistas sociais, econômicas, culturais e políticas das mulheres no mundo todo e comemorar o Dia Internacional da Mulher, a Amazon anunciou uma iniciativa para apoiar empreendedoras no Brasil.
A empresa lançou uma loja que reúne milhares de produtos de empreendedoras com histórias inspiradoras. São mulheres que superaram dificuldades, encontraram nichos de mercado promissores e utilizaram seus recursos para criar empresas bem sucedidas que vendem na Amazon. A página faz parte de uma iniciativa global da Amazon realizada no mês comemorativo.
“Queremos em primeiro lugar dar voz e visibilidade a empreendedoras”, explica Juliana Sztrajtman, Líder de Marketing e Prime da Amazon no Brasil.
“Estamos entusiasmados em saber que mulheres participaram desse crescimento; de acordo com uma pesquisa recente da Amazon, mais de 35% das empresas que vendem na Amazon no Brasil são fundadas por mulheres”, acrescenta a executiva. Entre os meses de abril de 2020 e janeiro de 2021, parceiros de negócios da Amazon registraram no mundo todo um crescimento de 55% nas vendas na comparação com o mesmo período de 2019/20.
Loja do Dia Internacional da mulher
A loja do Dia Internacional da Mulher da Amazon conta histórias como a de Isadora Costa Neves, fundadora da marca nordestina Snackout. “Nos dedicamos a levar bem-estar por meio de produtos saudáveis. É uma satisfação imensa quando criamos uma receita incrível e somos elogiados por consumidores do Brasil todo”, conta.
Está lá também o depoimento de Pamela Waldino, fundadora da Kah-Noa Cosmésticos, “Minha história como empresária começou com uma angústia: eu estava assumindo meu cabelo natural e concluí que o mercado cosmético priorizava cabelos lisos nas propagandas e, para quem tem cabelos cacheados, ofereciam alisamentos para resolver o ‘problema’. Daí nasceram nossos produtos de qualidade para cabelos cacheados e inspirando mulheres de todas as idades a celebrar sua beleza natural”.
“Precisamos mostrar histórias como estas para inspirar e incentivar outras a seguirem pelo mesmo caminho”, completa Juliana Sztrajtman.
O evento também é uma iniciativa internacional para celebrar a paridade de gênero. O Dia Internacional da Mulher é uma das datas mais importantes do ano para comemorar as realizações das mulheres, criar consciência sobre a igualdade de gênero e impulsionar empresas e organizações centradas nas mulheres.
Assim como em vários outros países onde a Amazon atua, a página no Brasil mostra marcas e produtos de algumas empresas lideradas por mulheres empreendedoras que vendem na loja.
Além disso, no Brasil a Amazon também tem uma sessão especial da categoria de livros, com o objetivo de promover os conteúdos relacionados ao empoderamento feminino. Alguns dos títulos conhecidos que farão parte dessa seleção são: Mulheres, raça e classe , Por um feminismo afro-latino-americano, O conto da aia e Hibisco roxo. Além de eBooks que serão disponibilizados gratuitamente: O voto feminino no Brasil e Sejamos todos feministas.
Parceria e repasse de recursos
A Amazon também anunciou, para esta data, uma parceria com o Instituto Rede Mulher Empreendedora, criado por Ana Fontes.
Por meio da colaboração, a empresa vai reverter ao Instituto um percentual de toda a renda obtida com as vendas realizadas por meio da página do www.amazon.com.br/diadamulher no período de 3 a 31 de março. Os valores serão utilizados pelo Instituto para apoiar outras mulheres que queiram abrir seus próprios negócios.
Iniciativa global
A campanha mundial da Amazon para celebrar o Dia Internacional das Mulheres inclui uma parceria com Diane von Furstenberg, ícone global de empoderamento feminino. Diane e outras nove mulheres de influência em todo o mundo se juntaram para dar visibilidade a pequenos negócios de empreendedoras que vendem na Amazon.
Qualquer mulher pode começar a vender pela Amazon
Centenas de milhares de empresas em todo o mundo têm expandido seus negócios e suas marcas ao se tornarem parceiros de vendas da Amazon, que investe constantemente para oferecer os melhores serviços, inovação e tecnologia.
Os parceiros representam mais da metade das vendas globais da Amazon, e são de fundamental importância para a empresa e os consumidores. Saiba mais ao acessar a página Como vender.