O dia do publicitário chegou! Regulamentada em 1 de fevereiro de 1966, a profissão é uma das mais importantes na comunicação e está diariamente em nossa rotina.
Uma das maiores características da publicidade no Brasil é a adoção de palavras estrangeiras no meio profissional. Alguns sentem o famoso *trauma profissional* com os termos, outros adoram! Seja como for, confira a lista de termos em inglês mais utilizados na publicidade e fique por dentro:
Briefing
O briefing é nada mais do que um “resumo” da empresa. Suas oportunidades, recursos, problemas e objetivos estão descritos nele. Geralmente, este é o primeiro passo de um publicitário.
Jingle
“Jingle” é um termo usado para as famosas “musiquinhas” das marcas que são veiculadas na TV ou no rádio. Quer um exemplo? Lembre-se da clássica “dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial…”
Deadline
Significa “data limite”. É o último dia para realizar a entrega de um projeto ou trabalho. Os procrastinadores conhecem bem!
Brainstorming
A “chuva de ideias” se baseia em reunir a equipe para soltarem a criatividade e darem sugestões de forma livre, que serão filtradas depois. É utilizado para tomada de decisões como a ideia de um nome, campanha, logotipo, etc.
Budget
Trata-se da parte financeira. É o orçamento que o cliente disponibiliza para realizar alguma campanha.
Story telling
O Storytelling é a narrativa estratégica adotada pela empresa em uma campanha para atrair o cliente e conquistá-lo em uma história cativante.
Layout
É o design e a parte visual que seu projeto terá. É um esboço que geralmente mostra a organização, cores, textos e imagens que compõem a criação.
Target
Significa “alvo”. Trata-se do público-alvo de um produto ou serviço.
Atualmente, é indispensável que um bom agente de marketing ou publicidade tenha domínio do inglês. Atualmente, existem cursos focados em ensinar a língua com ênfase em termos profissionais. Quantas dessas expressões você já utilizou?