Skip to main content

O Dia dos Namorados vem perdendo popularidade no Brasil nos últimos anos. Porém, se mantém como uma data estratégica para o varejo, especialmente para ações de última hora e ligadas à experiências. É o que destaca o estudo ‘Tendências & Insights Dia dos Namorados 2023’, realizado pela agência de marketing digital Macfor. O levantamento traça um panorama ligado à data e realiza paralelos com o potencial de comércio e consumo, sobretudo nos meios digitais.

Entre os termos mais buscados relacionados à data, o ‘Dia dos Namorados’ em si ainda é o mais tradicional. Na sequência, aparecem a procura por ‘Mensagem Dia dos Namorados’, daqueles que querem inspiração para escrever para alguém sobre o tema; e a pergunta ‘Quando é o Dia dos Namorados?’, seguida pela busca por ‘Presentes Dia dos Namorados’. Mas, o timing das pesquisas é distinto. Enquanto a busca por presentes tem seu ápice de dois e três dias antes da data, a procura pelas ‘Mensagens’ acontece prioritariamente no próprio dia 12.

De acordo com o estudo, há quem se programe para as compras com antecedência, mas o maior volume de procura pelos presentes é mesmo muito próximo à data. O movimento começa a crescer por volta de um mês antes do Dia dos Namorados com leve aumento dia após dia, dando um salto na semana que antecede a celebração e atingindo seu pico cerca de dois dias antes.

Historicamente, porém, a data também vem despertando menos interesse do público. Em 2019, ela foi a mais buscada comparada ao Dia das Mães e Dia dos Pais, mantendo uma liderança apertada em 2020. Em 2021, ambas as demais datas já a haviam ultrapassado, com pequena liderança para o Dia das Mães, enquanto em 2022, as buscas pelo Dia dos Namorados não chegaram à metade do volume das demais. Em 2023, até o momento, essa tendência parece se repetir, apesar de ainda se compreender um volume bem relevante para a movimentação das marcas.

As experiências também vêm se mostrando em uma crescente, quando falamos sobre como o público pretende celebrar. Em 2022, muitos optaram por escolher ‘Jantar’ na hora da comemoração, acima de outros termos tradicionais, como ‘Hotel’, ‘Chocolate’ ou ‘Motel’, por exemplo. As buscas por opções gastronômicas tendem a aumentar especialmente um dia antes da data, revelando que essa também é uma escolha de última hora.

Vendas

No comércio, a preferência por produtos e categorias tende a variar entre antes e durante o evento. Se nas semanas e dias que antecedem a data opções de Alimentos & Supermercado, Bebidas, Moda & Acessórios e Eletrodomésticos & Eletroportáteis são mais consumidas, os itens de Beleza e Farmácia & Saúde ganham o protagonismo quando se está mais próximo da comemoração.

“Ainda que o Dia dos Namorados venha perdendo popularidade nos últimos anos, ela segue sendo uma das mais importantes para se presentear alguém. Como boa parte deixa para pesquisar o presente na véspera, uma aposta para o varejo é garantir a presença e comunicação nos mais diversos canais, especialmente para aqueles ligados à gastronomia e outras experiências. Como muitas pessoas mostram o receio de perder a data, por meio de seu comportamento online, ser aquele comércio que lembra da ocasião pode ser muito positivo na geração de proximidade da sua marca com essa audiência”, destaca Fabricio Macias, cofundador e coCEO da Macfor.

Por região, o Sudeste (66,9%) e o Sul (20,1%) lideram com folga o volume de vendas relacionadas à data, seguidas por Nordeste (7,3%), Centro-Oeste (4,8%) e Norte (0,9%).

Fique ligado no Adnews pelo Instagram e LinkedIn! Pra gente, sair do óbvio é tão óbvio quanto criar e transformar.