Skip to main content
Carla Schultz

Colunista - Diversidade e Inclusão. Publicitária, especialista em Diversidade e Inclusão, empreendedora, palestrante, LinkedIn Creator e mãe atípica da encantadora Manu, uma linda menina com síndrome de Down. Transformou seu amor de mãe em ações anti-capacitistas como CEO e fundadora da Conecta Diversidade, liderando projetos e workshops focados em inclusão e diversidade. Também fundou a Iniciativa Kids, conectando mais de 100 famílias em SP.


O Dia das Crianças (12 de outubro) está chegando e a The Walt Disney Company Brasil anunciou a campanha “Dia de Todas as Crianças – É Brincando que a Gente Cresce”.

AdNews teve a oportunidade de entrevistar os executivos envolvidos na campanha, além da Plot Kids que desenvolveu com exclusividade para a Disney quatro jogos digitais educativos voltados para o público infantil e famílias, sendo que alguns ensinam a Língua Brasileira de Sinais e todos contam com acessibilidade para crianças com condições como daltonismo, visão baixa, dislexia, surdez, mobilidade reduzida, entre outras.

JOGO COM ACESSIBILIDADE

Segundo Luiza Guerreiro, CEO da Plot Kids, os jogos foram desenvolvidos levando em consideração o design universal e foram feitas pelo menos 03 rodadas de testes com grupos de até 04 crianças com diferentes deficiências e faixas etárias, sendo que estes testes aconteceram com o apoio da ONG Autonomia que é parceira da empresa. Uma preocupação dos jogos é que as crianças não tivessem frustração, valorizando a diversão e emoção de todos.   

Os jogos fazem parte das franquias Mickey & AmigosPixarMarvel e Disney Princesa e já estão disponíveis de forma gratuita, e ficarão no ar até o dia 13 de outubro, no site: https://diadetodasascriancas.com.br/, sem a necessidade de baixar nenhum tipo de aplicativo para a execução dos mesmos. Também serão disponibilizados QR Codes para acesso ao site nos mais de 3.500 pontos de venda físicos e digitais que fazem parte da campanha. Além dos jogos digitais inclusivos, a Disney também oferece uma linha completa de produtos licenciados para o período.

DIVERSIDADE E INCLUSÃO NO NEGÓCIO DA DISNEY

Do ponto de vista da área de Diversidade, em nosso bate-papo, a Rita Oliveira, Head de DE&I e CSR, nos contou sobre as muitas iniciativas da empresa que começam internamente com seus colaboradores. Atualmente são mais de 70 pessoas envolvidas, divididas em quatro pilares de atuação, sendo que elas são envolvidas diretamente em iniciativas comerciais. Por exemplo, nesta iniciativa pessoas com deficiência da Disney trazem contribuições na concepção dos projetos juntamente a área comercial.  

Falando em posicionamento de produto, conversamos com o Yonatan Politi, VP & Gerente Geral da área de Produtos de Consumo, Publicações e Jogos da Disney, sobre a estratégia da empresa nos últimos anos, onde existe foco em Diversidade e Inclusão tomando como base o pilar de Produtos da empresa no Brasil, definindo KPI’s específicos de crescimento para criação de produtos diversos, não só de produtos, mas também de sócios comerciais e fornecedores diversos, assim como, diversidade nas campanhas de marketing. A cada ano, a Disney tem mais produtos neste pilar, por exemplo, Pride (produtos LGBTQIAP+), não apenas no mês (junho), mas durante todo o ano. Segundo Politi, a Disney está avançando cada vez mais intencionalmente nos pilares com o objetivo de serem autênticos. 

Para encerrar este artigo sobre o bate-papo incrível com o time da Disney Brasil, destaco a fala da Luiza Queiroz, Head de Franchise Marketing, que além de nos contar sobre as tendências de produtos phygital (aguardamos ansiosos por ainda mais iniciativas com vídeos inclusivos), também nos contou que é muito natural das equipes envolvidas proporem Diversidade e que os valores deste pilar estão muito fortes e vieram para ficar na empresa. Particularmente, como colunista e pessoa engajada na causa das pessoas com deficiência, acredito que a estratégia da área de Diversidade que inclui representatividade nos processos internos entrega algo muito genuíno que chamamos de representatividade. Sabe aquela campanha com algum problema de diversidade que você tem aquela sensação de “quem foi que aprovou essa campanha?”, quando temos representatividade nos processos essa pergunta é só para parabenizar.

CAMPANHA  “Dia de Todas as Crianças – É Brincando que a Gente Cresce”.

Ah…a campanha também conta com ações e ativações especiais com influenciadores digitais, além de um comercial exclusivo que será veiculado na TV paga e redes sociais, que ressalta a mensagem de diversidade e igualdade através dos personagens e produtos Disney. Confira aqui que está incrível: 

AÇÃO SOCIAL

Para esta ação, o Instituto Serendipidade, parceiro de longa data da empresa, foi selecionado e para cada acesso aos jogos, a Disney doará R$ 1,00 para a ONG (até o limite de R$ 141.000,00), uma associação sem fins lucrativos que atua com a inclusão de pessoas com deficiência intelectual. Saiba mais sobre o Instituto: https://www.serendipidade.org.br/