Skip to main content

Com produção da TvZero e da SeuFIlme, e direção e roteiro de Daniel Gonçalves, o documentário ‘Assexybilidade’ terá première em julho no Outfest Los Angeles, um dos festivais LGBTQIAPN+ mais relevantes do mundo. Uma coprodução Globo Filmes, GloboNews, Globoplay e RioFilme, o longa busca desmistificar tabus, como sexo e sexualidade, a partir de relatos de pessoas com deficiência.

O filme também aborda questões como o capacitismo, a luta diária contra a invisibilidade e a ideia preconceituosa de que pessoas com deficiência não sentem desejo ou não são desejadas como as demais.

Além dos entrevistados e do próprio diretor, que tem uma deficiência de origem desconhecida que afeta a coordenação motora, a equipe do longa também é formada por algumas pessoas com deficiência, como a pesquisadora Nathália Santos, a fotógrafa Gabriela Bagrichevsky e o músico Jonas Sá.

O documentário passou por laboratórios de desenvolvimento no Brasil e no exterior, como o American Film Showcase, em Los Angeles; o Nuevas Miradas, em Cuba; o Brasil CineMundi, em Belo Horizonte; e o DocsMX, no México. O documentário também foi selecionado pelo Good Pitch Brasil 2022 como parte integrante do ‘Edital Documentários Transformam’, uma correalização da Fundação CSN e DOCSP.

O longa está começando sua carreira em festivais em 2023, e tem previsão de estreia para o primeiro semestre de 2024. O filme também contou com investimentos advindos do Fundo Setorial do Audiovisual.

Fique ligado no Adnews pelo Instagram e LinkedIn! Pra gente, sair do óbvio é tão óbvio quanto criar e transformar.