No Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10/9), a ONG CVV (Centro de Valorização da Vida) lançou o seu primeiro minidoc que está sensibilizando milhares de pessoas e tem tido a reverberação de famosos como Ivete Sangalo, Fábio Porchat, Kéfera, PodPah e Defante nas redes sociais.
Com pessoas e perguntas reais, o vídeo “Quanto tempo resta?” explora a forma como cuidamos um dos outros em tempos repletos de conexão, mas com falta de atenção. A pergunta que coroa o experimento é fictícia, mas traz reflexão, e as reações no experimento são emocionantes e sensibilizaram os internautas. Assista abaixo:
A ação é fruto de um coletivo de publicitários e, para Edu Cabral, um dos idealizadores da iniciativa e que já teve passagem pela WMcCann, abordar o assunto é ajudar a gerar visibilidade para algo que ainda é tabu: “É o meu sexto ano criando e produzindo para a ONG alguma ação que impacte e chame atenção para a pauta, precisamos quebrar o paradigma sobre saúde mental e prevenção do suicídio, é necessário fazer as pessoas olharem para isso”, explica.
Apesar do engajamento, um dos idealizadores da ação complementa que a principal métrica não são os views: “Se com este conteúdo que gerou reflexões tão importantes a gente ajudar a salvar uma vida, o sucesso já é absoluto!”, diz Thiago Ito.
Para Bruno Simões, que compõe o coletivo de voluntários faz anos, o dado é o mais importante: “A escolha dos 40 não é aleatória, se deve a estatística da OMS de que a cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio no mundo, vestir isso de forma criativa e impactante foi a nossa ideia”.
No mundo, uma pessoa comete suicídio a cada 40 segundos. No Brasil, uma pessoa tira a própria vida a cada 45 minutos. Anualmente o CVV recebe mais de 4 milhões de ligações de pessoas em vulnerabilidade emocional.
Conheça e apoie o CVV: https://cvv.org.br/
Ficha técnica:
Idealização: Edu Cabral, Thiago Ito e Bruno Simões
Produção: Carolina Ana, Tomás Castello & PhonoFilmes, Fellini Conti e Leonardo Aiello
Apoio: Matheus Canto, CW Eventos, Talita Mendonça, Raquel Barbosa e Caroline Cabral