Skip to main content

Proprietário da rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, Elon Musk implementou um novo chatbot de IA na plataforma, chamado Grok. Até o momento, a novidade está disponível somente para usuários selecionados.

Em alguns aspectos importantes, é o melhor que existe atualmente, publicou Musk em sua conta oficial no X, antes do lançamento da ferramenta.

A confiança do bilionário no novo chatbot se baseia no fato de que a ferramenta “adora o sarcasmo” e é capaz de responder perguntas com “um pouco de humor”. No entanto, apesar desse diferencial, os primeiros sinais indicam que o Grok fornece resultados semelhantes aos de outros chatbots de inteligência artificial, incluindo a ocorrência de dados incorretos devido às limitações de atualização.

A nova ferramenta também parece lidar bem com questões delicadas para as concorrentes. Enquanto modelos como o ChatGPT, da OpenAI, e o Bard, do Google, se recusam a responder perguntas que fornecem conselhos criminosos, por exemplo, Elon Musk alegou que o Grok responderia a perguntas ousadas que são rejeitadas pela maioria dos outros sistemas de IA”, seguindo a mesma linha adotada pela rede social desde que foi adquirida pelo empresário.

Como um primeiro teste, foi solicitado que ele fornecesse um guia passo-a-passo para produzir cocaína. A resposta inicial foi humorística, mas em seguida, o Grok forneceu informações generalizadas, combinadas com sugestões sarcásticas, antes de alertar contra a ideia, se alinhando com o estilo de resposta de outros chatbots ao final da experiência.

No entanto, em outro teste, um erro relevante foi observado quando o Grok sugeriu incorretamente que o júri levou oito horas para avaliar o caso do criptoempreendedor Sam Bankman-Fried, acusado de fraude, quando, na realidade, o julgamento foi concluído em menos de cinco horas. Isso destaca as preocupações em relação às ferramentas de IA generativa, que podem transmitir desinformação por meio de textos altamente convincentes em termos de escrita.

Além do bom humor

De acordo com Musk, a nova inteligência artificial, desenvolvida pela xAI, empresa intimamente ligada ao X e à fabricante de carros elétricos Tesla, tem como objetivo ser uma IA máxima na busca pela verdade, que tenta entender a natureza do universo. O dono do Twitter acrescentou que o grande diferencial de seu novo chatbot é ter acesso a informações atualizadas da plataforma X, embora respostas cada vez mais atualizadas também estejam disponíveis para clientes pagantes em outras ferramentas de IA.

O Grok está atualmente na versão de teste ou beta, mas estará disponível posteriormente para assinantes premium do X. Musk comentou que o chatbot será integrado à rede social, mas que também será disponibilizado como um aplicativo independente.

Quanto a origem do nome do chatbot, a xAI afirmou à BBC que o Grok foi modelado a partir da obra literária e cinematográfica ‘O Guia do Mochileiro das Galáxias, sendo destinado a responder quase tudo e até sugerir quais perguntas podem ser feitas.

* Com informações da BBC | Foto de capa: Reprodução/YouTube

 

Acompanhe o Adnews no InstagramLinkedIn e Threads. #WhereTransformationHappens ????