Skip to main content

Falando em Copa do Mundo Feminina, faltam exatamente 17 dias para começar a principal competição de futebol do planeta. E as nossas meninas seguem dando o melhor de si em campo para chegarem à Austrália, país-sede da competição ao lado da Nova Zelândia, preparadíssimas!

Neste domingo (2) inclusive, a seleção ganhou um amistoso contra o Chile por 4 a 0, e nesta segunda-feira (3) já embarcou para a Austrália. A estreia da Seleção Brasileira Feminina no Mundial será no próximo dia 24, contra o Panamá, com um time misto entre veteranas e estreantes.

Apesar da empolgação que o público e as marcas têm compartilhado, não é novidade para ninguém que, infelizmente, o futebol feminino ainda tem pouca visibilidade. Mesmo se tratando do maior evento esportivo mundial, sabemos que a modalidade feminina ainda não terá o mesmo impacto e repercussão que a masculina, que costuma parar o país.

Essa diferenciação torna essencial a participação das marcas patrocinadoras no processo de democratização e incentivo ao futebol feminino, e disso ninguém pode reclamar. Várias marcas estão batendo um bolão! No amistoso contra o Chile, tivemos mais duas campanhas em destaque: Guaraná Antarctica com #OlhaPraElas, e Mastercard com #ElasEmCampo.

De olho nelas!

O movimento #OlhaPraElas começou no aquecimento para o amistoso contra o Chile, realizado no Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), com o objetivo de apresentar as atletas ao público, dar luz para suas histórias, e o mais importante, convocar toda a nação para vibrar durante a Copa.

A seleção estreou com camisas inusitadas, bandeirão e arquibancada lotada! Houve um verdadeiro espetáculo no estádio para mostrar que “as brabas têm nome”, e como parte da ativação, nossas guerreiras usaram camisas com nomes bem maiores do que os números, ao contrário do que ocorre nos uniformes tradicionais.

Leticia, Bárbara, Camila, Antonia, Bruninha, Kathellen, Lauren, Monica Hickman, Rafaelle, Tamires, Duda Sampaio, Kerolin, Luana, Adriana, Ana Vitória, Ary Borges, Andressa Alves, Geyse, Nycole, Bia Zaneratto, Debinha, Gabi Nunes, Marta, Tainara, Aline Gomes e Angelina. É bom decorar, porque são esses nomes que a nação brasileira vai ver brilhar muito em campo nos próximos dias!

Em amistoso contra o Chile, marcas se destacam na promoção do futebol feminino
Atletas usaram uniformes diferentes em amistoso. (Foto: Divulgação/Guaraná Antarctica)

Enquanto isso, na arquibancada, um bandeirão do movimento #OlhaPraElas foi aberto pela torcida. As placas de campo e o maior telão da América Latina, que fica na cidade, também chamaram atenção para a iniciativa. E se é para prestigiar as nossas meninas, Guaraná Antarctica ainda convocou uma multidão para acompanhar o jogo, incluindo escolas de futebol e times locais, atletas e influenciadores.

Guaraná Antarctica é patrocinadora da Seleção Brasileira de Futebol há mais de 20 anos, e está por trás de grandes ações pela visibilidade e impulsionamento do futebol feminino.

Futebol é coisa de mulher

Ainda na apresentação do amistoso deste domingo, os torcedores se depararam com outra cena incomum no futebol. Ao invés de serem acompanhadas por crianças, as atletas entraram em campo ao lado de… outras mulheres! A ativação contou também com uma faixa, com a frase “Elas jogaram por nós, para jogarmos pelas que virão. Honrar nosso legado não tem preço”.

Em amistoso contra o Chile, marcas se destacam na promoção do futebol feminino
Ex-jogadoras entraram em campo acompanhando as atletas. (Foto: Divulgação/Mastercard)

Realizada pela Mastercard em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a ativação faz parte do movimento #ElasEmCampo, criada pela agência WMcCann. O evento reuniu 11 ex-jogadoras de futebol, com o objetivo de inspirar a próxima geração de meninas, além de evidenciar a importância do tema para que o futuro do esporte se mantenha vivo por meio do sonho de meninas e jovens atletas.

As ex-jogadoras que acompanharam as titulares da Seleção Brasileira são Marisa, Fia, Leda, Pelézinha, Cebola, Flordelis, Solange Bastos, Monaliza Souza, Magali Pomba, Nani Enzo e Sandra Cristina. A campanha #ElasEmCampo será intensificada durante os jogos do time brasileiro nos próximos meses, abordando diferentes perspectivas do esporte feminino no Brasil.

A Mastercard apoia a promoção da equidade de gênero com o patrocínio da Seleção Brasileira de Futebol Feminino e em projetos que incentivam a presença de mulheres nos diferentes ecossistemas relacionados ao esporte. No ano passado, por exemplo, a marca produziu a websérie ‘Elas em Campo’, reunindo histórias de mulheres envolvidas nos quadros técnicos da CBF, como treinadoras, psicólogas e fotógrafas, e trazendo o assunto para discussão. Confira um dos episódios abaixo.

Além da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, a Mastercard também é patrocinadora da competição feminina da CONMEMBOL Libertadores e da Copa América, sendo a primeira empresa da história a patrocinar esse torneio feminino.

Fique ligado no Adnews pelo Instagram e LinkedIn! Pra gente, sair do óbvio é tão óbvio quanto criar e transformar.