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É impossível imaginar um mundo sem a tecnologia como o conhecemos hoje. Ela é fundamental para a realização de diversos serviços essenciais à humanidade e está cada vez mais presente na vida das pessoas.

Uma pesquisa realizada pela Abdi, em parceria com a Hitachi, entrevistou cerca de 260 empresas no Brasil, com mais ou menos dois mil funcionários cada e concluiu que, juntas, investiram mais de R$4 milhões na área de tecnologia e TI. Softwares, aplicativos, programas, suportes, armazenamento em nuvem e muitos outros itens entram no quesito tecnologia.

Ou seja, o mundo corporativo caminha para um era ainda mais tecnológica e quem decidir ficar de fora pode perder grandes oportunidades no mercado.

Vamos entender melhor neste artigo os benefícios que adotar tais mecanismos trará às empresas em relação a resultados rentáveis e aumento de clientes. Confira!

Por que a tecnologia é importante para os processos da empresa?

Os mecanismos digitais começaram a ser adotados nas empresas em meados dos anos 1980, de acordo com a tecnologia da época. Desde lá, à medida que foi se aperfeiçoando e realizando mais tarefas, começou a se tornar imprescindível em qualquer escritório ou setor da indústria.

Utilizar a tecnologia nos processos dentro e fora da empresa geram diversos benefícios, como agilidade, padronização, economia de custos, otimização dos tempo de trabalho, segurança, tomada de decisões mais assertivas, análises de dados mais precisas, entre tantos outros.

A inovação tecnológica trouxe consigo o progresso, promovendo mais empregos, capacitando mais pessoas e propondo liberdade para novos modelos de trabalho, como o home office, por exemplo.

Até para lidar com os fluxos informativos dentro da empresa tornou-se mais fácil, a seleção e armazenagem de dados de clientes, funcionários e parceiros. Utilizar a tecnologia para alcançar as metas se tornou algo indispensável e essencial, sendo assim, veja a seguir os benefícios que a tecnologia pode proporcionar ao ser implementada em uma empresa.

Benefícios

Como dissemos acima, a tecnologia proporcionou muitas facilidades que estão acompanhadas de excelentes resultados.

De fato, a tecnologia melhora os processos das empresas e auxilia na organização de um dia-a-dia mais produtivo proporcionando:

  • Acessibilidade: qualquer pessoa dentro da empresa pode ter acesso aos arquivos e informações necessárias, basta estar dentro do grupo de acesso. As plataformas digitais disponibilizam os dados para serem lidos ou ouvidos, permitindo maior acessibilidade dentro dos setores;
  • Gerenciamento de processos: os programas digitais ajudam no gerenciamento pois, com a inteligência artificial, é possível processar dados e realizar tarefas com mais agilidade;
  • Integração: todos na empresa podem ter acesso às informações e etapas dos processos de forma fácil e rápida, além de poder integrar diferentes softwares em um só lugar;
  • Redução de custos: normalmente, com um valor único, é possível ter a produção de uma equipe toda de forma eficiente e dentro do prazo;
  • Relacionamento com o cliente: com os processos acontecendo mais rápido, o relacionamento com o cliente melhora muito, pois você consegue observar toda sua jornada e melhorar os pontos fracos e assim oferecer um serviço mais personalizado;
  • Gestão de crises: uma ferramenta automatizada consegue detectar falhas muito mais rápido do que os seres humanos, reduzindo o tempo para solução e evitando prejuízos.

Softwares essenciais para implantar na sua empresa

De fato, não há mais possibilidade de voltar atrás, uma vez que entramos em contato com a tecnologia, necessidades que antes precisavam de um longo processo para serem resolvidas, hoje podem ser facilmente solucionadas. Veja a seguir algumas ferramentas essenciais para implantar em sua empresa:

Gestão de Projetos

  • Trello: o Trello é uma excelente ferramenta que disponibiliza em um único painel diversos setores, personalizados pela própria empresa, em que os funcionários podem alterar e mover as tarefas dentro do fluxo determinado;
  • Pipefy: essa ferramenta trabalha com atualizações automáticas de processos facilitando a visualização tanto para o funcionário quanto para o cliente. Ele realiza a supervisão e análises do fluxo estabelecido.

Planejamento de recursos empresariais

  • Omie: O sistema ERP Omie trabalha com os processo de gestão automática, promovendo uma visualização facilitada dos recursos disponíveis para a empresa, como por exemplo: o controle do estoque, a emissão de boletos e notas fiscais, controla também o fluxo de caixa e calcula as taxas de inadimplência, além de outras funções de acordo com o ramo da empresa.

Gestão de relacionamento com o cliente

  • RD Station CRM: esta ferramenta é conhecida como Customer Relationship Manager, ou seja, gestão de relacionamento com o cliente e é muito utilizada pelas empresas de marketing, pois trabalha toda a estratégia operacional do Inbound Marketing nas campanhas do cliente. Ela possibilita a visualização de dados, informações relevantes, métricas e resultados.
  • Omie CRM: esta plataforma também é voltada para a estratégia do cliente e permite visualizar as oportunidades de negócio, analisar cada fase do funil de vendas, levar em conta as propostas de cada fase, status da estratégia e indica a probabilidade de sucesso, além de outras tarefas como disponibilizar o histórico do que já foi trabalhado com o cliente.

Comunicação

  • Zoom: este aplicativo permite realização de vídeos chamadas em grupo, possibilitando a inclusão de até 500 pessoas, no plano pago. E no modo web, é possível transmitir imagens para até 10 mil espectadores. Foi uma ferramenta muito utilizada durante a pandemia de coronavírus e continua muito atual com os modelos de trabalho home office.
  • Google meets: esta ferramenta do Google permite vídeos chamadas com até 250 pessoas, permitindo interação e visualização do vídeo de cada uma, dependendo do layout da página.

Armazenamento

  • Google Drive: outra ferramenta do Google excelente para o gerenciamento de armazenamento de informações trabalha como uma “nuvem”. Qualquer funcionário pode acessar os documentos necessários de qualquer computador ou celular, basta ter a permissão necessária. Dessa forma, as empresas economizam e muito com o pagamento e manutenção de grandes salas com servidores físicos que consomem muita energia e realizam o mesmo trabalho de armazenamento.
  • Dropbox: também é uma ferramenta de armazenamento em nuvem que pode ser compartilhada com qualquer pessoa e ser acessada em qualquer lugar. Tem opções pagas e gratuitas.

Comunicação interna

  • Slack: esta plataforma permite a interação de integrantes da mesma empresa, além de se comunicarem também podem compartilhar arquivos e tarefas. É ideal para otimizar a produtividade das equipes, manter todos informados e melhorar a comunicação.

Gerenciamento de tempo

  • Track time: esta plataforma é ideal para o gerenciamento do fluxo, pois faz a medição da produtividade da equipe remotamente, realiza relatórios com informações relevantes (orçamentos, folha de pagamentos, análise de dados) e ainda monitora a carga de serviços da equipe.

A tecnologia pode ser sua maior aliada

Sem dúvidas, a tecnologia facilita no cotidiano das empresas ao otimizar a realização dos serviços, gerenciar processos e liberar mais tempo para os líderes e funcionários se preocuparem com o que realmente importa.

O mundo digital, quando utilizado com consciência e responsabilidade, promove maior tempo de lazer e bem-estar às pessoas, enquanto garante resultados melhores e receitas mais lucrativas.

Quem está antenado e de olho nas melhores ferramentas do mercado, já sabe do segredo. Portanto, faça o mesmo!

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