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Premiado chef, apresentador e um super empreendedor, Carlos Bertolazzi é conhecido por desenvolver projetos de sucesso e atuar com carisma e paixão pelo que faz.

É chef e sócio dos restaurantes Zena Caffé, um dos mais desejados de São Paulo, localizado nos Jardins, e do Per Paolo, com seis unidades em São Paulo. Também está à frente da rede Casa Bertolazzi, espaço para realizar casamentos de luxo com custo acessível e que está em expansão no Brasil, e autor do livro “iChef – Histórias e receitas de um chef conectado”. Atualmente ele apresenta a terceira temporada do programa Fábrica de Casamentos, transmitido no SBT e Discovery Home & Health, ajudando casais a realizarem festas de casamento.

Comente um pouco sobre sua carreira e como uniu a gastronomia e o marketing

Estudei administração com especialização em marketing, mas logo fui para o mercado financeiro. Essa formação foi fundamental para mim, pois comida boa não mantém um restaurante aberto, mas uma boa gestão sim. Na gastronomia pude aplicar todos meus conhecimentos para planejar uma carreira sólida.

E relação com as marcas?

Sou daqueles que veste a camisa. Acho que se não passar verdade, o cliente não compra. Eu sou o primeiro cliente de todos os produtos que assino. Meu relacionamento com as marcas vai além de cláusulas de contrato. Estou pensando e trabalhando pelos meus produtos o tempo inteiro. Não tenho parceiros comerciais, tenho amigos.

Fale sobre os lançamentos

Esse ano desenvolvi três projetos que eram um sonho para mim. Que chef não gostaria de ter suas linhas de panelas! Com a Brinox foi amor à primeira vista. Eu sabia que daria certo já no primeiro bate papo. É que nem alma gêmea quando se encontra.

No caso da Porto Brasil, eu já era muito fã e conheci um dos donos no camarote de um amigo em comum no Allianz Park. Além do time em comum, tínhamos um objetivo comum. Desenvolver uma linha que atendesse as necessidades de uma nova estética nos restaurantes e se tornasse objeto de desejo nos lares. Estávamos na mesma sintonia sobre as cores, formato. E estávamos certos. Os pratos são um sucesso. Com poucos meses já estão nas principais lojas de presentes e vários restaurantes de chefs que admiro também estão usando.

Por fim qual o produto que qualquer chef italiano adoraria de ter para chamar de seu? Uma linha de massas de grano duro, claro! Eu já tinha feito uma campanha para as massas da Parati em 2018 e esse projeto de lançar minha massa era algo natural para esse ano. Foram vários testes até chegarmos nos formatos e qualidade perfeita a um custo ainda acessível. Hoje eu não apenas assino, como também uso no meu dia a dia. A qualidade é excepcional.

O que acha a respeito do marketing voltado para o mercado gastronômico? Como você vê isso?

A maioria dos restaurantes não trabalha com grandes verbas, não tem um departamento de marketing. É tudo feito empiricamente por sócios e gestores. A disseminação das redes sociais ajudou muito nosso mercado pois é muito eficiente e barata. A gastronomia é um assunto de muito interesse nas redes e para o restaurante tem um custo bem acessível.

Qual a estratégia de marketing usada?

Muito uso de redes sociais e ações com influenciadores.

Ser apresentador de TV aumenta seu campo de influência na internet também? Isso também interfere no público do Zena Caffé?

Sem dúvida. A maior exposição ajudou a aumentar minhas redes sociais e, também, o público do Zena Caffè. Tem gente que vem de longe, não só para provar os pratos, mas levar uma foto, um bate papo de recordação. Eu adoro esse carinho.

Quais são os seus planos para o futuro?

Está nos planos de 2020 expandir linhas com a Brinox, Porto Brasil e Parati e quem sabe trazer mais uma empresa para a família de produtos Bertolazzi, que tem muita sinergia com todas as outras. Também estamos pensando na expansão do Zena. Para isso estamos desenvolvendo um novo formato de negócio e negociando uma operação piloto em Florianópolis.

 

*Imagem de Victor Silva.

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