Skip to main content

Além de youtuber, Maicon também é ator e apresentador, já trabalhou no Parafernalha e ficou famoso com as aparições ocasionais nos vídeos do canal 5inco Minutos, de Kéfera Buchmann. Em 2017, participou da transmissão online do Prêmio Multishow. O paranaense produz conteúdo para o Youtube desde 2007, abordando temas sobre a comunidade LGBTQIA+, BBB, comportamento e cultura pop. Confira a entrevista:

ADNEWS: Você percebeu um aumento de consumo dos seus conteúdos durante os últimos meses de pandemia?

MAICON SANTINI: Sim! Creio que de maneira geral a internet, que já era uma grande válvula de escape para as pessoas, se potencializou durante a pandemia. Seja buscando informação, entretenimento, ou os dois, as pessoas estão mais presentes nas plataformas digitais. E isso refletiu no meio trabalho positivamente, aumentando o engajamento.

AD: Como você seleciona a pauta dos seus conteúdos?

SANTINI: Fazemos pesquisas sobre assuntos e tendências e ouvimos o público. A resposta e engajamento do público são os maiores determinantes do caminho que vamos seguir com o conteúdo. Como meu conteúdo não é nichado, é preciso ver o que cabe falar em cada momento: skin care, casa, vida adulta, humor… e por aí vai.

AD: Há diferença no conteúdo que você produz agora para o que você produzia antes da pandemia?

SANTINI: Basicamente não. Ah não ser quando termos que lidar com a existência da pandemia na hora de gravar e quando retratamos nosso “novo normal”. Fora isso, nosso padrão de produção e temas seguem os mesmos. Outra coisa que mudou drasticamente foi o contato com outros produtores de conteúdo, antes da pandemia nos víamos em eventos semanais, hoje isso já não existe mais. 

AD: Você conta com alguma equipe técnica? Se sim, como está sendo agora com as exigências das medidas restritivas?

SANTINI: Sim! Tenho dois produtores fixos, além de freelas como editores, videomakers e designers. Todos trabalhamos a distância, com exceção de um produtor que tem contato comigo, seguindo todos os parâmetros de segurança pra que ninguém fique em risco.

AD: Qual o maior desafio que você como produtor de conteúdo audiovisual está enfrentando durante esses tempos de pandemia?

SANTINI: Eu acho que seria a pandemia mesmo, né. Porque é uma situação muito complicada para todos, uma situação que mexe muito com a nossa saúde mental, e eu que to aqui no Instagram pra entregar informação e também entretenimento, às vezes fica um pouco mais difícil entreter as pessoas e até tirar forças de dentro de mim pra entreter as pessoas, já que a gente já tá atravessando uma situação tão complicada no Brasil em relação à pandemia, então às vezes você manter a sanidade mental no meio disso tudo, não é fácil. E claro, também sinto muita falta dos meus amigos criadores de conteúdo, da internet também. Antigamente, quando a gente vivia normalmente por aí, a gente podia se encontrar, gravar conteúdos, fazer diversas collabs. E hoje em dia, no máximo uma live com quatro pessoas no Instagram ali, e a gente não aguenta mais live, né? vamos combinar.

AD: Cada vez mais pessoas vem produzindo conteúdo de vídeo, em meio a tanta oferta como se destacar para ganhar a atenção do público?

SANTINI: Sim, cada vez mais pessoas estão na internet, cada vez mais pessoas estão produzindo conteúdo, produzindo vídeos. Eu acho isso maravilhoso! Muita gente vê como uma concorrência aumentando, mas eu acho que não. Eu acho que quanto mais gente estiverem na internet produzindo conteúdo, mais pessoas estarão na internet consumindo conteúdo. E pra se destacar no meio de tantas pessoas, acho que o grande segredo é ser você mesmo. Não existe outro Maicon por aí, então tudo o que eu puder fazer sendo o mais Maicon possível, pra deixar claro que é o Maicon que tá fazendo aquilo, é o Maicon que tá falando daquilo mesmo. Várias pessoas fazendo e falando a mesma coisa que eu, eu acho que o melhor caminho que eu posso seguir é ser eu mesmo. E entregar um conteúdo com frequência, um conteúdo de qualidade, que seu público sinta que você tá ali pra entregar conteúdo pra eles. E pra que eles te apoiem, o que é uma relação de confiança, acho que as pessoas seguem pessoas na internet, então, busque uma pessoa que você confia pra seguir.

Saiba mais sobre o convidada da nossa entrevista: https://criadoresid.com/criador/maicon-santini/

Leave a Reply