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Kadu Braga

Kadu Braga é jornalista com MBA em Gestão de Marketing pelo IAG, escola de negócios PUC-RJ e especialização em esportes na New York University. Com carreira iniciada na área de conteúdo se apaixonou pelo mundo dos negócios na agência Sportlink Sports Marketing e criou a boutique de projetos especiais multiesportes GMA Brasil. Fez parte do start das operações do IBOPE Repucom no país entre 2017 e 2018 se juntou a Coca Cola Brasil, onde fez parte do projeto editorial com o Jornal O Globo, no livro oficial dos 75 anos da cia no país. Ao longo dos anos desenvolveu diversos projetos para marcas como Heineken, Coca Cola, Nivea, Brahma, Toyota, CCAA, Claro, STIHL, Brasileirão Assaí, Tokyo 2020, Maracanã. Atualmente é gerente de negócios da Golden Goal e do criador podcast sobre inovação Sporthinking.

O mundo moderno pede agilidade e busca incessante pela atenção do cliente. Em 2023 há diversas formas de fazer o call to action e converter.  Não dá mais para fazer apenas a comunicação tradicional de um para todos em grande rede nacional sem uma estratégia elaborada, muito além dos minutos comprados.

Dias atuais pedem ações fora da caixa. Ao mesmo tempo que é possível segmentar a mensagem em mídia programática, as pessoas hoje não estão sedentas por produtos ou serviços e sim por verdades. É hora de entreter e não interromper. E com histórias reais. Não somente um storytelling “para inglês ver”.

E é aí é que entra a autenticidade do esporte. Mensagens humanas na mais pura essência entram nos campos, quadras, cockpits, piscinas, tatames e por aí vai…

Quantas vidas e realidades não estão por trás da alta performance do Brasil nos Jogos Pan-Americanos, em Santiago, onde batemos nosso recorde com 205 de medalhas? E o que dizer da predestinação do jovem, Jonh Kennedy, autor do gol do Fluminense recém campeão da América?

Já parou para pensar que nenhuma outra plataforma de negócio engloba a combinação tão perfeita de diversidade    & inclusão ? Soma-se ainda a bem-estar e aos valores educacionais tão carentes na sociedade moderna, podendo  fazer parte até de programas internos de ESG.

Marketeiros de hoje são cientistas na alocação das suas verbas, mas não podem esquecer que tudo gira em torno do senso de pertencimento a comunidades.

Emoções e experiências inesquecíveis não se compram. Se vivem. São lembranças para todo o sempre e se replicam espontaneamente. O marketing de indicação continua vivo, porém se apresenta num formato moderno, mais experiencial e “phygital”.

Hoje somos todos mídia. Não só mais consumidores, mas produtores. Estamos a todo momento reportando o que vivemos e sentimos.

E no esporte encontramos o que toda marca deseja: fidelidade.

As pessoas trocam de casa, de cidade, de país, de estilo e até de parceiro.  Mas não trocam de time, por exemplo.

Mudam sua modalidade praticada por questões físicas, mas jamais abandonam por completo seus hábitos, hobbies, memórias, conteúdos e afeições por ídolos que são pessoas, gente como a gente.

Investir em plataformas esportivas, sejam ligas, arenas, atletas, clubes é estar conectado com pessoas 24 horas por dia e sete dias por semana. É possível trabalhar do branding ao relacionamento, realizar ações de PR, criar conteúdos originais multicanais, proporcionar a clientes e parceiros experiências das mais exclusivas de forma totalmente personalizada.

Tudo integrado ao objetivo final de gerar conversão e resultados positivos.

Muito além de um jogo como entretenimento, há tantas histórias visíveis, mas ao mesmo tempo invisíveis aos nossos olhos.

Basta querer saber com quem e como contá-las.

 

Créditos da foto: Pixabay

 

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