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O Estadão, representante oficial do Cannes Lions no Brasil, anuncia o lançamento do ‘State of Creativity’, relatório anual que permite aos profissionais de marketing seniores o entendimento rápido do cenário criativo, com conselhos funcionais sobre como impulsionar o crescimento dos negócios usando a criatividade.

“Este é um vislumbre único do cenário criativo global, e o que estamos vendo é que, embora o sentimento seja externamente otimista, internamente, a indústria está em desacordo. Há otimismo em relação ao progresso e ao investimento, mas também tensões que precisam ser trabalhadas se quisermos realizar o potencial da criatividade como impulsionadora do crescimento. Basicamente, há uma comunicação interrompida”, afirma Spencer Fox, SVP e líder de Negócios e Consultoria do evento.

Em 2023, preocupações macroeconômicas sufocaram as ambições da indústria criativa e forçaram cortes de orçamento, mas em 2024, uma história muito mais positiva emerge. As empresas relatam crescimento promissor e um aumento no investimento em marketing, com 51% dos respondentes de marcas e agências afirmando que esperam um crescimento mais forte este ano. No entanto, a oportunidade de capitalizar isso com um trabalho criativo inovador pode estar em risco, com respostas revelando duas tensões crescentes que estão afastando os principais stakeholders da criatividade.

O estudo deste ano revelou que há discrepâncias gritantes na forma como as marcas experienciam a relação cliente-agência em comparação com seus parceiros de agência. Quando questionadas sobre a parceria, as marcas expressaram uma atitude mais positiva em relação a ela, enquanto os parceiros criativos pintaram um quadro drasticamente diferente. Isso sugere que as marcas estão menos conscientes da realidade de sua situação.

A liderança sênior foi o segundo alvo de críticas. Os respondentes do lado das marcas expressaram dificuldades em fazer com que os executivos abracem a criatividade. Isso foi atribuído, em parte, à ausência de pessoas criativas na sala de reuniões, com profissionais de marketing mais tradicionais e avessos ao risco ocupando lugares. Apesar da maioria das pessoas querer empurrar os limites de seu trabalho criativo, líderes conservadores as fazem sentir que não podem.

“Nossos resultados mostram que as marcas que preveem um crescimento maior para 2024 são seis vezes mais propensas a priorizar a criatividade, são 4,6 vezes mais propensas a ter um gasto de marketing maior do que em 2023 e investem mais na construção de marca. É uma evidência consistente para o caso de negócios da criatividade”, complementa Fox.

Oferecendo uma visão abrangente das tendências e impulsionadores que moldam o negócio da criatividade, o estudo foi informado por uma pesquisa global de quase 3 mil profissionais criativos e de marketing, juntamente com conversas individuais com líderes de toda a indústria. O relatório completo, elaborado pela Consultoria Lions, está disponível para download neste link.

 

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