As Olimpíadas uniram milhões de brasileiros em torno do esporte, como revela um estudo da Samsung Ads, braço publicitário da Samsung Electronics, sobre o consumo de conteúdo esportivo durante o evento. Segundo o levantamento, os espectadores das Smart TVs Samsung no Brasil dedicaram mais de 110 milhões de horas a transmissões dos Jogos Olímpicos, tanto em canais lineares quanto em streaming, incluindo o Samsung TV Plus.
A pesquisa aponta que aproximadamente 10 milhões de CTVs da Samsung exibiram algum conteúdo relacionado às Olimpíadas. A maior audiência foi registrada no Sudeste, seguido pelo Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Norte. O público feminino representou 59% do total de horas assistidas, com a faixa etária predominante entre 25 e 44 anos. Esportes como vôlei, futebol e ginástica olímpica lideraram as transmissões, com destaque para os jogos de futebol feminino Brasil x Japão, handebol feminino Brasil x Hungria e vôlei de praia feminino Brasil x Egito.
Além dos Jogos Olímpicos, a Samsung Ads registrou que mais de 40 milhões de horas por mês são dedicadas ao consumo de conteúdo esportivo em suas Smart TVs. O estudo também identificou mais de 7 milhões de dispositivos consumindo regularmente conteúdos esportivos, o que representa um público potencial de 28 milhões de consumidores. O futebol domina o cenário, com 91% do tempo de tela. A participação feminina no consumo esportivo também é expressiva, representando 51% da audiência.
O consumo esportivo varia regionalmente, com o Sudeste liderando com 23 milhões de horas por mês, seguido pelo Nordeste com 7 milhões, o Sul com 5 milhões, o Centro-Oeste com 3 milhões e o Norte com 2 milhões.
No universo gamer, aproximadamente 9% das Smart TVs no Brasil, representando 5,7 milhões de consumidores, utilizam mais de uma plataforma. Entre os gêneros de jogos mais consumidos, destacam-se Ação e Aventura, Shooter, Esportes e Lutas, RPGs e Jogos de Plataforma.