Skip to main content

Levantamento realizado pela Sympla mostra que houve aumento de 36% no primeiro trimestre deste ano, e o Brasil deve se consolidar como um dos maiores polos de eventos deste segmento

O setor de eventos foi severamente prejudicado durante a pandemia de Covid-19. Segundo o Sebrae, as medidas de controle da pandemia chegaram a afetar 97% do segmento, responsável por 4,32% do PIB brasileiro. No entanto, segundo um levantamento da Sympla, maior ecossistema de experiências do Brasil, houve aumento de cerca de 36% nos eventos corporativos no primeiro trimestre de 2023, em comparação ao ano passado, e 30% se comparado ao mesmo período de 2019, ano pré-pandemia. Com este cenário, a expectativa é que o país seja movimentado com grandes encontros empresariais.

Com a pandemia mundial, o setor de eventos passou por uma transformação, necessitando se adaptar à nova realidade e criando novas formas de se manter. O que antes era padrão, hoje não é mais. Os participantes mudaram seu modo de estar presente fisicamente e os eventos precisam acompanhar. Em 2023, é possível notar uma grande movimentação para que o Brasil se consolide como um dos maiores polos de eventos de inovação, tecnologia, conteúdo, interações e disrupções da América Latina.

Um exemplo disso é a grande comitiva de brasileiros que esteve presente no evento South by Southwest, grande encontro de inovação que inclui games, cultura e marketing, e aponta o apetite do mercado brasileiro para trazer este tipo de encontro ao país. Nesse contexto, a venda de ingressos e faturamento da Sympla com eventos corporativos já ultrapassou o período pré-pandemia: crescimento de mais de 50% em 2023, comparado ao primeiro trimestre de 2019.

O mesmo acontece com os ingressos vendidos. Janeiro, fevereiro e março deste ano já registraram um aumento de 88% em relação ao primeiro trimestre de 2019.

“Os eventos corporativos voltaram com tudo. As conexões feitas presencialmente são mais fortes e as pessoas sentiram falta de se encontrar com seus pares profissionais. Mas, é certo que o digital e a tecnologia não devem ser deixados de lado pelo segmento, porque eles vão cada vez mais contribuir para que a experiência dos eventos seja marcante”, afirma Bruna Milet, diretora de Marketing da Sympla.

Fique ligado no Adnews pelo Instagram e LinkedIn! Pra gente, sair do óbvio é tão óbvio quanto criar e transformar.