A Fenatran 2024, um dos maiores eventos do setor de transporte no Brasil, reúne inovações e soluções que prometem transformar a logística e a mobilidade no país. Entre as grandes empresas que marcaram presença, destacaram-se Volvo, Scania, Intelbras, Iveco, DAF Caminhões Brasil, Mercedes-Benz e outras, que apresentaram seus mais recentes avanços tecnológicos, incluindo caminhões elétricos e ferramentas de gestão de frotas.
Scania: Inovação Sustentável e Serviços Completos para Clientes
A Scania trouxe à Fenatran sua estratégia de inovação sustentável, não apenas com novos produtos, mas também com serviços voltados para a maximização da operação de seus veículos. Marcio Furlan, Head of Marketing da Scania Brasil, destacou a importância dos Serviços Scania PRO, que garantem a menor parada possível dos veículos nas oficinas, além de soluções para a gestão de frotas com foco em eficiência e segurança. A grande novidade da marca foi a apresentação de seu caminhão elétrico, alinhando-se à crescente demanda por alternativas sustentáveis no transporte de cargas.
“O contínuo compromisso da Scania com a inovação sustentável vai além de nossos produtos. Estamos focados em entregar serviços que garantam o menor tempo possível do veículo parado em nossas oficinas da rede. Vamos mostrar na Fenatran como os Serviços Scania PRO e nossas outras ferramentas formam um amplo leque de soluções para o cliente ter na sua operação a cobertura e garantias dos serviços Scania para toda a linha de veículos, incluindo a novidade, o caminhão elétrico”, acrescenta Fernando Valiate, diretor de Serviços da Scania Operações Comerciais Brasil.
Iveco: Conectividade a favor do Crescimento
Maurício Corrêa, Gerente de Marketing na Iveco, destacou: “A Iveco participa da Fenatran com o objetivo de mostrar tendências e fechar negócios, destacando inovações e soluções para o setor de transporte. Entre as novidades, a empresa apresenta seus veículos elétricos para carga urbana, com foco inicial em São Paulo, onde a infraestrutura é mais adequada. Contudo, para distâncias maiores, a Iveco aposta no veículo a gás, tanto gás natural quanto biometano, uma solução viável devido à produção local de biometano no Brasil.”
A empresa também destaca a conectividade como um diferencial: “nossa tecnologia de monitoramento de caminhões permite que dados sobre o desempenho dos veículos sejam analisados em tempo real, alertando motoristas e operadores sobre problemas críticos, como perda de pressão, evitando falhas e custos de manutenção. Além disso, a Iveco busca tornar a conectividade acessível para caminhões de outras marcas, oferecendo soluções integradas para transportadores com frotas diversificadas.”
Questionado sobre o uso de IA e outras tecnologias emergentes, o executivo explicou: “A inteligência artificial (IA) já é utilizada pela empresa para monitorar os caminhões e otimizar a operação, com sistemas de telemetria e análises preditivas. A IA também é aplicada para oferecer feedback ao motorista sobre sua condução, incentivando práticas mais econômicas e seguras, como o uso do freio motor para evitar o desgaste excessivo.”
Maurício também falou sobre a adaptação cultural necessária para que os motoristas compreendam e utilizem corretamente essas tecnologias, que não visam punir, mas sim melhorar o desempenho e a eficiência na operação dos caminhões.
Intelbras: Eletromobilidade e Inteligência Artificial para Gestão de Frotas
Alexandre Simas, Supervisor Nacional de Vendas na Intelbras, destacou: “A Intelbras é uma empresa com 48 anos de história, que evoluiu de um foco inicial em telecomunicações para atuar em três grandes áreas: energia, conectividade e segurança eletrônica. Essa transformação se deu por meio de escuta ativa do mercado e inovações tecnológicas. A empresa é conhecida pela robustez de seus canais de vendas, que abrangem mais de 98% dos municípios brasileiros, e pela qualidade no pós-venda, o que fortalece sua marca.”
A Intelbras apresentou soluções tecnológicas embarcadas com Inteligência Artificial para a gestão de frotas de veículos pesados, médios e leves. Durante o evento, a empresa destacou sua Dashcam de quatro canais, que oferece monitoramento em tempo real e prevenção de acidentes. Bruno Pedro Valerim, gerente de monitoramento e rastreamento da Intelbras, falou sobre como a IA pode melhorar a segurança, prevenindo comportamentos de risco como o uso de celular ao volante e a sonolência, além de otimizar a eficiência das operações.
“Nossas soluções de monitoramento embarcado agregam diversos recursos que foram pensados para o cenário brasileiro, o que eleva nosso patamar no mercado como uma empresa de soluções para segurança, conectividade e energia, reforçando nossa atuação como especialistas. Nossa expertise acumulada ao longo dos anos nos capacita a oferecer uma experiência completa aos nossos clientes e dos usuários das nossas tecnologias. Por isso, na Fenatran, iremos nos aproximar ainda mais do público e dos parceiros comerciais que buscam mais segurança, agilidade e eficiência operacional para gerir suas frotas, independentemente do tamanho do projeto”, afirma Bruno Pedro Valerim, gerente monitoramento e rastreamento na Intelbras.
Jairo Alves Ferreira e Silva, falou sobre as inovações da companhia no segmento de Eletromobilidade:
“A Intelbras também tem investido no desenvolvimento de infraestrutura de recarga para veículos elétricos, que é crucial para a operação eficiente e sustentável de frotas, além de contribuir para a redução de custos operacionais e a descarbonização do setor.
Recentemente, a Intelbras trouxe para os profissionais do setor soluções inovadoras, como um carregador de até 180 kW, voltado para frotistas, e uma plataforma de gestão que torna os carregadores “inteligentes”, permitindo o monitoramento da energia consumida e a monetização de pontos de recarga.
Com essa abordagem inovadora e a integração de hardware e software, a Intelbras continua a fortalecer sua presença no mercado de tecnologia, oferecendo soluções completas que atendem tanto ao setor de transportes quanto aos consumidores residenciais.”
Com caminhões Elétricos ou Biodiesel 100%, Volvo reforça compromisso com descarbonização na Fenatran
Modelos FM Electric e FH B100 Flex são alguns dos destaques da Volvo na Feira Nacional dos Transportes. Eles são parte da meta da marca para reduzir em 50% as emissões de CO2 de origem fóssil em seus veículos até 2030 e em 100% até 2040.
Tanto o modelo elétrico quanto o a biodiesel estão em linha com a visão de longo prazo da Volvo. “Queremos entregar soluções de transporte 100% mais seguras, mais produtivas e livres de CO2 de origem fóssil”, declara Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.
DAF Caminhões: Lançamentos e Tecnologia Elétrica
A DAF Caminhões Brasil também fez sua apresentação de peso na Fenatran, com o lançamento de novos modelos e tecnologias, como o driveline elétrico, uma solução que já está sendo aplicada nos caminhões. José Luis Assunção, Instrutor Técnico da DAF, ressaltou o compromisso da marca com o conforto e segurança dos motoristas, apresentando sistemas como controle de cruzeiro adaptativo e frenagem de emergência. A empresa também anunciou planos de expansão de sua rede de concessionárias, com a meta de atingir 100 pontos de atendimento.
Mercedes-Benz: Eletromobilidade em Desenvolvimento
A Mercedes-Benz aproveitou a Fenatran para destacar suas novidades para eletromobilidade, anunciando o início dos testes com novos modelos no Brasil, que serão avaliados em parceria com grandes empresas do país, como Coca-Cola Femsa e Suzano. Esses caminhões representam a nova era sustentável da marca, com zero emissões e soluções para o transporte urbano e interurbano
Gilson Zinetti, engenheiro da Mercedes-Benz, contou um pouco: “Estamos trazendo caminhões elétricos para testes controlados, com o objetivo de conscientizar os clientes sobre essa tecnologia e entender quais estão prontos para adotar frotas elétricas ou híbridas.”
A empresa também demonstrou sua tecnologia de condução remota, com um totem no estande para operar um caminhão localizado na fábrica. Essa tecnologia é útil para operações em terrenos de risco, como descomissionamento de barragens e plataformas de petróleo.
Além disso, a Mercedes-Benz está incorporando inteligência artificial (IA) e tecnologias emergentes em seus caminhões, utilizando câmeras para monitorar o comportamento do motorista e o ambiente. O sistema é capaz de detectar sinais de sonolência, práticas inadequadas de direção, uso de celular ou cinto de segurança e gerar alertas tanto para o
motorista quanto para a central de controle. Essas informações são utilizadas para treinamentos, melhorias no produto e otimização da segurança no transporte.
Grupo Vamos: Frota Sempre Nova
José Geraldo Santana Franco Júnior, Diretor Executivo Comercial no Grupo Vamos, destacou os objetivos do Grupo e uma nova forma de expandir sua frota com modelos seminovos.
“Para nós, a Fenatran como uma oportunidade de realizar vendas, mostrando seu amplo portfólio de produtos, que vai desde caminhões e implementos até equipamentos para o setor de agro e construção.”
Sempre Novo: o lançamento de seminovos é outra novidade da empresa, com o conceito de “Sempre Novo” em que os caminhões seminovos passam por uma revitalização completa, tanto externa quanto interna, além de uma revisão rigorosa de todos os itens mecânicos para garantir a qualidade e a vida útil do veículo.
O foco no “Sempre Novo” e na renovação da frota também visa atrair uma nova geração de motoristas, oferecendo veículos mais modernos, confortáveis e tecnológicos, com menor exigência física, o que torna a profissão mais atrativa e eficiente.
A sustentabilidade é uma prioridade para o Grupo Vamos, que se concentra na renovação da frota. A empresa destaca que a média de idade da sua frota é de menos de dois anos e meio, uma grande diferença em relação à média nacional, que é de 23 anos. A renovação contribui para a redução de emissões de poluentes e melhora a eficiência do transporte no Brasil. O Grupo também trabalha com veículos elétricos e a gás, buscando soluções mais sustentáveis.
A Nova Era do Transporte
Com a presença de grandes nomes da indústria, a Fenatran se consolidou como um ponto de encontro essencial para discutir o futuro do transporte no Brasil. As inovações em eletromobilidade, Inteligência Artificial e tecnologias sustentáveis são apenas o começo de um novo ciclo para o setor, que busca soluções mais eficientes e seguras, além de reduzir o impacto ambiental das operações logísticas.
* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do veículo.
Foto da capa: Divulgação Fenatran 20204
Acompanhe o ADNews no Instagram e LinkedIn, e o novo ADGroupBR.