Skip to main content

O Flow Podcast perdeu o patrocínio de diversas marcas apoiadoras nessa terça feira, dia 8 de Fevereiro. As medidas começaram a ser tomadas após falas do apresentador do programa, Bruno Aiub, conhecido como Monark. No último programa, exibido na segunda feira, dia 9, o influencidor defendeu que ideias como o nazismo não deveriam ser criminalizadas.

No programa número 545, foram convidados os deputados federais Kim Kataguiri e Tabata Amaral. Durante a conversa, a liberdade de expressão entrou em pauta. Monark então começou um debate com Tabata em que defendeu que nem ideias mais extremas e que tenham o preconceito como base devem ser proibidas.

Confira abaixo as palavras de Monark no Flow, seguido de um vídeo do apresentador debatendo com Tabata:

“Eu sou mais louco do que vocês. Eu acho que tinha de ter partido nazista reconhecido pela lei”, disse Monark, que saiu em defesa do “direito” de ser antissemita. A opinião do brasileiro vai contra os princípios básicos da Constituição, como a promoção do “bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.”

As falas do apresentador logo começaram a circular a internet e gerar debates e indignação por parte do público. Diversos patrocinadores do programa foram pressionados a se posicionarem. Marcas como Bis e a Puma já soltaram notas nas redes sociais comentando a respeito e retirando o apoio ao Flow Podcast. Confira:

Monark, por sua vez já se pronunciou sobre o acontecimento. O apresentador do programa postou um vídeo em suas redes sociais se desculpando sobre suas falas durante o debate com Tabata. Além das desculpas, o influenciador disse estar bêbado durante a entrevista. Confira:

Ainda assim, o pedido de desculpas não foi suficiente para amenizar os danos das falas do apresentador. Durante a tarde o programa anunciou através das suas redes sociais que Monark foi desligado do Flow e não apresenta mais o podcast junto de Igor, o outro membro do canal.

Essa não é a primeira vez que Monark entra em polêmicas por conta de suas falas no Flow. No ano passado ele já havia defendido que o racismo não deveria ser criminalizado. A atitude na época também fez com que o podcast perdesse patrocinadores. O principal deles foi o iFood, que lembrou que não patrocina mais o programa:

Igor, conhecido como Igor 3K, não comentou a polemica ou como o podcast irá seguir sem a presença de Monark. Vale lembrar que existem outros programas que são gravados nos mesmos estúdios do Flow, como o A Deriva, apresentado por Arthur Petry e o Ciência sem Fim, apresentado por Sérgio Sacani, do Space Today.

Além destes, o novo foco dos estúdios eram os esportes. O novo programa, chamado de Flow Sports Club, iria transmitir o campeonato carioca com a apresentação de Davy Jones e Igor. No entanto, a FERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro), anunciou que rompeu o contrato com o Flow.

Outros convidados que iriam participar de programas relacionados ao estúdio também cancelaram a participação. O filho de Zico anunciou que o seu pai não irá mais ser entrevistado no Flow Sports Club. Mais informações sobre o tema devem sair em breve.

Leave a Reply