Skip to main content

Na última sexta-feira (30), o Grupo Globo anunciou a saída do apresentador Manoel Soares sem dar detalhes sobre a questão. Soares foi desligado tanto do Encontro com Patrícia Poeta, programa do qual era coapresentador nas manhãs da TV Globo, quanto do Papo de Segunda, programa de entrevistas do GNT. E o público parece ter aprovado a decisão da emissora!

Com Patrícia Poeta de férias, o Encontro será comandado por Tati Machado e Valéria Almeida, que já fazem parte do time fixo da atração. No próximo dia 17, Poeta vai retomar a apresentação do programa, que depois de um ano no ar com o formato atual, terá novidades. Já o programa Papo de Segunda, do GNT, passou nesta semana para o comando de João Vicente de Castro.

Globo demite Manoel Soares e público pede saída de Patrícia Poeta do ‘Encontro’
Tati Machado (esq.) e Valéria Almeida (dir.) estão no comando do Encontro. (Foto: Reprodução/Globoplay)

O ex-apresentador global se pronunciou no Instagram logo após a divulgação do comunicado oficial, também sem dar detalhes da demissão.

“Amigos, gostaria de dividir com vocês que hoje encerramos um capítulo na minha história profissional. Estou saindo da TV Globo depois de seis anos. Foi um tempo de aprendizados e alegrias, onde cheguei até a casa de milhares de brasileiros (…) Está tudo bem, não estou triste ou magoado. Muito pelo contrário, eu tenho muitos amigos dentro da TV Globo que vou levar para a vida inteira. Isso não é o fim de nada, só o início de um novo ciclo, temos muitos projetos bacanas e quero dividir isso com vocês”, disse Soares, em vídeo.

Desentendimentos com Patrícia Poeta?

Desde julho do ano passado, boatos envolvendo Manoel Soares e Patrícia Poeta figuravam na imprensa. Os apresentadores do Encontro teriam tido diversos “desentendimentos” nos bastidores desde o primeiro programa, e em frente às câmeras, protagonizaram momentos constrangedores, como passadas na frente da câmera, indiretas, interrupções, pedidos de desculpas um ao outro ao vivo e falta de sincronia.

Um momento que teve bastante repercussão ocorreu no fim do primeiro programa, quando os apresentadores receberam presentes de boas-vindas. Patrícia segurou as flores e entregou à Soares uma bandeja de coxinhas, o suficiente para que a situação fosse apontada como racismo estrutural.

Por esses motivos, Poeta foi apontada como possível “pivô” da demissão do colega, mas a colunista Carla Bittencourt, do Notícias da TV, afirma que até a apresentadora foi pega de surpresa com a decisão do Grupo Globo.

O motivo da demissão de Manoel Soares, segundo a colunista do NTV, foi assédio moral. O apresentador era alvo de denúncias há pelos menos dois anos, e foi dispensado pelo compliance da emissora, acusado de cometer assédio nos bastidores e de ser ‘deselegante’, ‘folgado’ e ‘grosso’ com funcionários, em especial, mulheres.

Ainda de acordo com o NTV, em 2017, pessoas que trabalhavam no Encontro reclamaram de Manoel Soares diretamente para Fátima Bernardes, titular do programa na época. Três anos depois, ele foi transferido para o É de Casa, e lá ficou até retornar ao Encontro como coapresentador de Patrícia Poeta, assim que Fátima Bernardes deixou a atração matutina para apresentar o The Voice Kids. Mas, as reclamações sobre o comportamento do jornalista teriam continuado e até aumentado, culminando em sua demissão.

O jornalista, que estava articulando sua saída do Encontro para apresentar um programa solo, sem imaginar que a emissora investigava as denúncias contra ele, teria saído da Globo revoltado ao ser informado do desligamento, e prometeu levar o caso à Justiça. Procurada pelo NTV, a emissora se limitou a informar que não comenta assuntos de compliance.

Porém, no Instagram, o ex-apresentador publicou há dois dias uma nota desmentindo todas as informações que a imprensa tem veiculado sobre sua demissão, e afirmando que a saída ocorreu em comum acordo com a emissora.

A voz do público

O principal interessado no assunto parece ter aprovado a decisão da Globo, já que a dupla de apresentadoras que vem comandando a atração caiu nas graças do público.

Tati Machado, que já comandava o quadro de entretenimento e fofocas do programa, e Valéria Almeida, substituta de Michelle Loreto no Bem Estar, começaram o programa de ontem (3) demonstrando nervosismo e errando algumas palavras, enquanto falavam sobre os temas em alta no dia. Mas, se soltaram ao longo da manhã e conduziram o restante do Encontro com muita tranquilidade.

Nas redes sociais, a dupla foi elogiada pelos telespectadores, que passaram a pedir a substituição de Patrícia Poeta na apresentação do programa e exaltar o carisma das apresentadoras.

Globo demite Manoel Soares e público pede saída de Patrícia Poeta do ‘Encontro’
Globo demite Manoel Soares e público pede saída de Patrícia Poeta do ‘Encontro’

Fique ligado no Adnews pelo Instagram e LinkedIn! Pra gente, sair do óbvio é tão óbvio quanto criar e transformar.