Skip to main content

A Globo está pronta para transmitir o Rock in Rio, que completa 40 anos, com uma cobertura ampla e multiplataforma. De 13 a 22 de setembro, a emissora e suas afiliadas — TV Globo, Multishow, Canal Bis e Globoplay — levarão o festival ao público com uma programação diversificada.

Serão mais de 100 shows transmitidos ao longo dos sete dias de evento, com uma média de 20 horas de música por dia. A transmissão começa no Multishow às 15h15 com os shows dos palcos Mundo e Sunset. No Canal Bis, a partir das 18h45, serão exibidas as apresentações do Espaço Favela e New Dance Order. No Globoplay, os assinantes da versão +canais poderão acompanhar os shows em 4K.

Marcos Mion e Kenya Sade serão os anfitriões na TV Globo, com entradas ao vivo da Cidade do Rock, destacando os principais momentos do festival após o “Estrela da Casa” e “Altas Horas” nos sábados. Além disso, o jornalismo da Globo, com Milton Cunha e Parceiros da Comunidade RJ, trará reportagens especiais para os telejornais locais.

A cobertura contará com um time de 12 apresentadores, incluindo nomes como Guilherme Guedes, Didi Wagner e Chinaina, além de convidados especiais que já participaram de edições anteriores do festival.

Cobertura e conteúdos exclusivos no digital

A cobertura do Rock in Rio pela Globo também terá conteúdos exclusivos e uma presença marcante nas redes sociais. Fernanda Bande, ex-BBB e apresentadora do “Na Cama Com Pitanda”, no Multishow, será a responsável pelo talk show “De Lado Com a Loba”, diretamente do Glass Estúdio no estande do Globoplay. O programa terá convidados famosos e será transmitido diariamente às 22h30 no Globoplay e no canal do Multishow no YouTube, com trechos disponíveis no Instagram, TikTok, Facebook e Threads.

Beatriz Reis, também ex-BBB, integrará a equipe, atuando como hostess nas redes sociais do Globoplay. O Multishow, por sua vez, trará os melhores momentos dos shows, além de influenciadores como Diego Martins, Eu Vitty, Pequena Lo, Phellyx e Theodoro, que vão compartilhar os bastidores e as experiências vividas no festival.

No gshow, Yasmin Brunet e Diego Martins vão cobrir a área VIP, trazendo informações sobre os famosos presentes e as principais tendências do evento. No site, o público poderá acompanhar conteúdos sobre música, comportamento, moda e beleza.

Tecnologia e Recursos

A maior cobertura de todos os tempos terá tecnologia de ponta, garantindo a melhor experiência para o público que assiste ao Rock in Rio onde quiser. Serão mais de 40 câmeras acompanhando o que acontece nos quatro palcos do festival. As novidades da edição incluem o uso tecnologia 4K HDR, que além da alta definição de imagem, garante, ainda, todos os detalhes das apresentações com melhoria significativa na qualidade das cores; além do uso da Spidercam – uma câmera que fica pendurada por cabos e guinchos que movem o carrinho de câmera e criam uma perspectiva diferente, como se o espectador estivesse voando sobre o campo – para takes do público e do palco. Outra novidade é a inserção de elementos virtuais usando imagens formadas por drones em movimento, para maior dinamismo e imersão na transmissão.

“O Rock in Rio é a nossa Copa do Mundo! É o momento em que unimos os melhores profissionais e todos os recursos de tecnologia disponíveis para entregar a maior e melhor cobertura do festival, sempre pensando em como transportar a experiência de quem está na Cidade do Rock para quem está em casa. Este ano temos uma novidade na captação dos shows que é a spidercam, muito usada em arenas e eventos esportivos e que vai nos permitir encontrar ângulos diferentes do que tínhamos nas edições anteriores”, explica Pedro Secchin, diretor geral da transmissão.

Agenda ESG

Ao longo dos sete dias de festival, a atuação da Globo será pautada pelo Guia de Produções Verdes, documento da companhia que indica ações sustentáveis em áreas como produção, tecnologia, cenografia, arte, caracterização e figurino. Na edição 2024 do ‘Rock in Rio’, um dos destaques será a otimização do uso dos geradores de energia, que, nos palcos Sunset e NDO, permanecerão desligados ao longo de todo festival, sendo ligados somente em caso de falta de energia. A medida, adotada também na edição de 2022, reduz o consumo de óleo diesel durante o evento.

E por mais um ano, a Globo é candidata ao Prêmio Atitude Sustentável, idealizado pelos organizadores do maior festival de música e entretenimento do mundo para reconhecer e premiar as atitudes sustentáveis adotadas dentro da Cidade do Rock. O prêmio tem por objetivo promover as boas práticas ambientais, sociais e econômicas que contribuam para um desenvolvimento sustentável.

A transmissão multiplataforma do Rock in Rio na Globo é produzida por Maria Garcia, com produção executiva de Valesca Campos, direção geral de Pedro Secchin e direção de gênero de Raoni Carneiro.

Transmissão Rock in Rio: O festival será transmitido nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 a partir das 15h15, no Globoplay e pelos canais Multishow e Bis. A TV Globo exibe flashes durante a programação e os destaques dos shows todos os dias, sempre após o Estrela da Casa, e aos sábados, após o Altas Horas. Além de uma edição especial, no dia 29.