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O Grupo Madero, uma das principais empresas do setor gastronômico no Brasil, está empenhado em reduzir o impacto ambiental, especialmente no que diz respeito ao descarte inadequado do óleo de cozinha utilizado em seus restaurantes. Para isso, a rede encontrou um aliado poderoso na logística reversa, transformando o óleo de cozinha que antes seria descartado em um produto 100% reciclado.

Em março de 2023, o Grupo firmou um contrato com a BSBIOS para a compra e venda de Óleo de Cozinha Usado (UCO) proveniente das cozinhas de toda a rede. Esse resíduo é, então, destinado à produção de biodiesel, criando um modelo de Economia Circular onde a sustentabilidade é promovida por meio de negócios que valorizam insumos recicláveis e renováveis.

“O resíduo do óleo de cozinha industrial é um item potencialmente poluidor quando descartado de maneira inadequada, sendo necessárias alternativas que possibilitem a sua reciclagem. Por isso, a parceria com a BSBIOS nesse processo de logística reversa é importante para promovermos equilíbrio não só ambiental, mas também econômico, destaca Junior Durski, CEO do Grupo Madero.

Antes dessa iniciativa, o Madero gastava cerca de R$ 150 mil mensais com o descarte ecologicamente correto do óleo de cozinha. Com a implementação desse processo, o descarte se transformou em uma fonte de receita, gerando aproximadamente R$ 220 mil por mês. Um notável aumento no retorno financeiro, além dos benefícios ambientais.

Maior produtor mundial de soja, o Brasil produziu um recorde de mais de 138 milhões de toneladas em 2021. Cerca de 7% dessa produção foi destinada à fabricação de óleo de cozinha, totalizando 9,4 milhões de toneladas. No entanto, o descarte inadequado do óleo vegetal tem sérias consequências ambientais.

O Grupo Madero coleta cerca de 55 mil litros de UCO por mês dos 275 restaurantes em todo o país, incluindo suas diferentes marcas, como Madero Container, Madero Steak House e Jeronimo Burger. Os resíduos são coletados pelos mesmos veículos que entregam suprimentos aos restaurantes, e cuidadosamente tratados de acordo com as regulamentações vigentes. O óleo é transportado para a unidade da BSBIOS em Marialva (PR).

Logística eficiente e sustentável

Grupo Madero arrecada R$ 220 mil por mês com logística reversa do óleo de cozinha

Rafael Polachini é o novo CMO do Grupo Madero. (Foto: Divulgação/Grupo Madero)

A eficiência logística e a sustentabilidade também são prioridades para o Grupo Madero. Sua logística é altamente eficiente e sustentável, envolvendo a produção e transporte de insumos a partir da cozinha central, em Ponta Grossa (PR). A empresa possui sua própria frota de caminhões, que transportam produtos congelados, resfriados e secos para todas as unidades brasileiras do Grupo. A temperatura é rigorosamente controlada durante o transporte, para manter a qualidade dos produtos.

Os esforços do Madero demonstram como é possível transformar resíduos em recursos valiosos por meio da colaboração e da adoção de práticas sustentáveis. Com essa abordagem, a rede cria oportunidades econômicas significativas, ao mesmo tempo em que contribui para um futuro mais sustentável.

Inovação também no Marketing

No âmbito de seus esforços de inovação e crescimento, o Grupo Madero acaba de nomear um novo executivo para liderar o marketing da rede de restaurantes. Rafael Polachini, ex-Habib’s, tem a tarefa de acelerar a transformação digital do grupo e impulsionar o crescimento das vendas, reforçando o compromisso contínuo da rede com a inovação e a excelência.

 

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