Os fãs de Guaraná Antarctica são os fãs que assistem, comentam, compartilham e fazem pedidos. E meu deus, como fazem pedidos. Eles já receberam dos mais inusitados aos mais singelos, um ano após lançar o canal Coisa Nossa no Youtube, Guaraná Antarctica continua recebendo centenas de mensagens de consumidores que clamam por produtos personalizados dos creators do canal.

E depois de ultrapassar a marca de 1 milhão de inscritos, a marca resolveu realizar todos os desejos de seus consumidores. Guaraná Antarctica apresenta o guaraná sabor canela, uma edição limitada, com referência bem humorada ao sobrenome do creator Matheus Canella, 23, que faz parte do quadro de apresentadores do canal e também assina as ilustrações nas novas latas.

Mais do que um novo sabor, o lançamento revela uma nova forma de fazer marketing de produto, com uma atuação horizontal que estabelece definitivamente um canal de mão dupla entre consumidor e marca e possibilita conversas, trocas e a criação de conteúdos inéditos, cocriados e com uma nova linguagem que se conectam diretamente com os consumidores.

“O canal Coisa Nossa foi um marco criativo para Guaraná. Um laboratório de conteúdo capaz de cocriar com experts na linguagem nativa do YouTube e utilizando o algoritmo para alavancar o crescimento orgânico. Temos na plataforma uma fonte de dados relevantes, com riqueza de detalhes e análises”, explica Daniel Silber, gerente de marketing de Guaraná Antarctica.

E os resultados da aproximação com os fãs da marca, já são percebidos. Neste ano, o Coisa Nossa foi considerado o canal de marca mais influente do Brasil, pelo Tubular, líder mundial em análise de vídeo social e inteligência. Os números do canal revelam  1.2 milhão de seguidores, 97 milhões de visualizações (videoviews), 800 milhões de minutos assistidos e taxa de 25% de engajamento, com média 9 minutos de retenção. Além do investimento em direção, trilha sonora, fotografia, roteiro, casting, do outro lado, a marca utiliza  SEO, segmentação, análises, BI e  muitos testes na programação. Confira um vídeo: 


 

“Hoje é tão difícil ter retenção em comerciais de 30 segundos que na época do lançamento parecia equivocado investir em produções de 15 minutos, com três filmes toda semana. Hoje, percebemos que esse número é o suficiente para entreter e não deixar ninguém sobrecarregado” explica Silber.

Assim inspirada pelas redes sociais, a marca provocou os especialistas em sabor, do time de Inovações de não-alcoólicos, no Centro de Inovação Tecnológica (CIT) no Rio de Janeiro a criarem um novo Guaraná Antarctica, inspirado no nome de um creator, mas que prometia uma combinação inédita de sabores. “Guaraná Antarctica sabor Canela apresenta aroma e sabor sutil da especiaria. A canela faz um ótimo contraponto ao sabor já conhecido e adorado pelos brasileiros, resultando em um refrigerante suave e com final refrescante”, explica Carlos Eduardo Henriques da Silva, diretor de desenvolvimento de refrigerantes  Cervejaria Ambev.