Skip to main content

Tendo em vista os eventuais impactos nas produtoras em decorrência da atual conjectura pandêmica do Coronavírus, a APRO, Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais, criou um guia com algumas medidas preventivas para o mercado, clientes e produtores, que podem ajudar a diminuir significativamente os riscos incorridos numa produção.

Pois mesmo que a quarentena seja uma ideia que muitas empresas estão tomando, muitos não conseguem desmarcar e também precisam produzir. Por isso junto com a APRO, o ADNEWS reforça que as produtoras avaliem devidamente as condições das locações onde as filmagens ocorrerão, especialmente aquelas com previsão de acontecer em locais públicos, tomando especial cuidado com as suas equipes e profissionais.

Em entrevista com a Marianna Souza, presidente da APRO, salienta que é um momento muito delicado e a associação está preocupada com o bem estar de todos.  “Criamos esse guide com a intenção de compartilhar informações para diminuir os riscos de contaminação. É impossível dizer que não haverá, mas seguindo medidas, os riscos serão menores. Redobrar a atenção com a higiene pessoal, intensificar a limpeza dos ambientes, manter pessoas positivados ou com qualquer suspeita em quarentena, com certeza são medidas simples e que podem nos ajudar a baixar a curva da contaminação. É um momento de nos unirmos, mesmo separados fisicamente.” comenta Marianna.

Reforçando que as formas de prevenção e atenuação dos impactos, não exclui totalmente a possibilidade de contágio. O intuito do guia é diminuir os riscos financeiros nas produções. Afinal muitas funções podem ser ainda mantidas com o home office, mas infelizmente as produções audiovisuais não possuem muitas alternativas.

 

Confira abaixo o Guia medidas preventivas contra o COVID-19:

Relembramos das disposições previstas nos contratos modelos do IV Fórum da Produção Publicitária que versam sobre o Contingency Day, Cancelamento e Adiamento de filmagens, que podem ser úteis no cenário atual.

Contingency Day: recurso de limitação da responsabilidade civil das produtoras previsto no contrato do IV Fórum da Produção Publicitária, que cobre a diária extra ocasionada por adiamento ou cancelamento por motivos externos ao controle da produtora. A regra geral disposta no Manual do IV Fórum da Produção Publicitária é de que o Contingency day, uma vez cobrado, deverá ser pago em até 15 dias após a data da ocorrência do motivo do
cancelamento ou adiamento da diária.

Cancelamento: Na ocasião do cancelamento ser solicitado pela Agência ou pelo Anunciante após a autorização formal ou mesmo do início das filmagens, serão eles responsáveis por todos os custos incorridos até o momento, acrescidos à taxa da produtora e dos tributos incidentes. Reforça-se que este valor nunca será inferior a 30% do valor da produção total aprovada e será pago pelo Anunciante ou Agência em até 15 dias após a data do pedido de cancelamento.

Adiamento: Existe o desejo do Anunciante em continuar o projeto, porém por necessidade de força maior faz-se necessário o adiamento de uma filmagem/produção, por motivos externos à atuação da produtora. Nesses caso, qualquer custo adicional daí advindos serão devidos por parte da Agência e Anunciante. Cabe à produtora, contudo, informar / detalhar sobre eventuais riscos e custos identificados para que Agência e/ou Anunciante possam decidir sobre o adiamento ou não da filmagem, quando então assumirão todo o risco e custos daí decorrentes – em esquema semelhante ao Weather Day.

Sobre os seguros de produção da parceria APRO-Affinité: Os seguros de produção (film package) oferecidos pela Affinité contratados antes do dia 11 de março (declaração da OMS da Pandemia de Covid-19), se incluso o no show da equipe, estão cobertas os eventuais cancelamentos de diárias, mediante a apresentação do atestado médico. Seguros contratados a partir desta data, infelizmente, não estão cobertos em nenhuma hipótese.

Protocolo a ser adotado com profissionais da minha equipe:

– Verificar se algum profissional viajou nos últimos 14 dias? Caso positivo, saiba se foi para uma localidade de risco.
Avalie a possibilidade da pessoa manter-se em home office e/ou substituir esse profissional no set de filmagem.

– Verificar se algum profissional da equipe teve contato próximo com alguém que viajou nos últimos 14 dias para áreas de risco. Avalie a possibilidade da pessoa manter-se em home office e/ou substituir esse profissional no set de filmagem.

– Verificar se algum profissional da equipe entrou contato com alguém que foi testado positivo para o Coronavírus.
Mantenha a em home office por 14 dias e substitua esse profissional no set de filmagem.

– Caso de alguém da equipe apresentar um quadro gripal (febre, coriza etc) Mantenha a pessoa em home office por 14 dias e recomende que ela procure um médico e teste para Covid-19. No caso de set de filmagem substitua o profissional.

– Caso alguém da sua equipe tenha testado positivo para Covid-19, recomende que todas as pessoas que tiveram contato com ela entrem em quarentena (14 dias) e atentem para eventuais sintomas tais como febre, coriza, etc. No caso de set
de filmagem substitua a equipe.

Protocolo a ser adotado no set de filmagem:

– Higienização pré-filmagem : em estúdio / locação privada – ter uma equipe especializada para higienizar o espaço antes da equipe entrar.

– Higienização equipamentos : ter uma equipe responsável para higienizar todos os equipamentos (tripé; câmeras, etc) antes da equipe começar a operar.

– Catering: adotar um modelo de catering individual (marmitas; bowls), evitar o modelo de buffet e itens que possam ser compartilhado.

– Manutenção do Café : ter uma única pessoa responsável para servir a equipe.

– Check-in na entrada do set com enfermeiros/médicos verificando a temperatura da equipe e encaminhar para higienização antes de acessar set.

– Evitar transportes coletivos, recomendamos carros individuais.

– Evitar aglomerações, manter no set de filmagem APENAS os profissionais necessários
para cena. Atenção!

– Evite deslocamentos de equipe para filmagens/reuniões em outras cidades.

– Reforce com a equipe técnica e administrativa cuidados de higiene pessoal ao longo da diária (lavar a mão, uso de álcool gel etc..)

Orientações Gerais:
1) Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel
2) Cubra o nariz e a boca ao espirrar ou tossir
3) Evite aglomerações se estiver doente
4) Mantenha os ambientes bem ventilados
5) Não compartilhe objetos pessoais (computador; celular etc).

Para saber mais sobre o Covid-19:

https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus
https://vidasaudavel.einstein.br/covid-19-faq/
http://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/
http://plataforma.saude.gov.br/novocoronavirus/
http://www.saude.sp.gov.br/cve-centro-de-vigilancia-epidemiologica-prof.-alexandrevranjac/areas-de-vigilancia/doencas-de-transmissao-respiratoria/coronavirus-covid-19/

Leave a Reply