A HYPR, plataforma de O2O, em conjunto com a climatech Moss, desenvolveram um modelo de negócio que permite neutralizar as emissões de CO2 da publicidade digital através de créditos de carbono em blockchain. Com apoio da agência iProspect, cerca de 310 toneladas de CO2 foram neutralizadas, montante equivalente a mais de 44 mil árvores preservadas, referentes à campanha Heineken Green Your City, veiculada em múltiplos canais digitais de outubro a dezembro de 2022.
Criada para abrigar projetos nas áreas de sustentabilidade e cultura, a plataforma Green Your City possui compromissos que envolvem os pilares de cidades mais sustentáveis, economia circular e consumo responsável, e engloba as quatro grandes metas de sustentabilidade da marca até 2030:
- Energia Renovável: 50% dos pontos de venda de Heineken em 19 capitais terão energia renovável até 2030. A marca atua como ponte e multiplicadora na conversão para fontes sustentáveis de energia;
- Circularidade: 80% das embalagens de vidro da Heineken serão circulares até 2030. Implantar um sistema de economia circular para as embalagens, principalmente para as garrafas long necks, é um compromisso prioritário para a marca;
- Microflorestas: Em parceria com o projeto Floresta de Bolso, a Heineken® vai implantar microflorestas urbanas em 19 capitais do país até 2030. Os bolsões verdes vão colaborar para a melhora de qualidade do ar, manutenção do clima, controle de enchentes e regeneração do bioma original;
- Consumo Responsável: Desde 2010 a Heineken investe 10% de toda sua verba de marketing em ações de consumo responsável. O lançamento de Heineken 0.0 representa um forte incentivo para essa mudança de comportamentos. E, até 2030, os esforços serão multiplicados para que nenhum consumidor assuma a direção de um carro após ingerir uma Heineken.
Por essa razão, a empresa passou a buscar por parceiros com os mesmos propósitos em sua cadeia de valor – incluindo a publicidade digital. Por meio da agência iProspect, HYPR e Moss calcularam as emissões de CO2 referentes à campanha Green Your City em canais digitais, neutralizando esse impacto através de créditos de carbono que beneficiam projetos de conservação da floresta amazônica.
Segundo Lucas Callile, diretor de mídia da iProspect, “o objetivo da iniciativa é gerar um impacto positivo na indústria de publicidade, através da adoção de novos fluxos de trabalho que considerem a sustentabilidade como premissa de negócio. Nossa indústria possui um papel essencial no processo de transformação dos anunciantes, e a iProspect vai seguir trabalhando para construir um futuro melhor para as próximas gerações”.
Melina Domingos, líder de estratégia de sustentabilidade e cultura da marca Heineken, diz:
“A plataforma Green Your City norteia as principais ações da Heineken. Temos metas ambiciosas de sustentabilidade e, visando atingi-las, esse modelo trabalho que reflete a nossa responsabilidade ambiental passa por todas as frentes dos projetos, incluindo a preocupação com o impacto positivo das nossas campanhas.”
O problema
Globalmente, grandes marcas de bens de consumo, cosméticos, automóveis, entre outras indústrias, já trabalham para mensurar e neutralizar as emissões de CO2. Além dos esforços das áreas industriais e de logística, agora os times de marketing têm também o desafio de mapear as emissões de escopo 3 das operações de mídia, de forma que reduza esse impacto.
Nos milissegundos que levam para um anúncio digital ser exibido, dezenas de empresas dialogam para calcular qual anúncio deve ser entregue para cada pessoa.
Segundo Cesar Moura, diretor da HYPR:
“No processo de compra de mídia digital, múltiplos servidores entram em ação, trabalhando para identificar qual anúncio deve ser entregue para cada pessoa, consumindo eletricidade para alimentar essa longa cadeia de valor. Para tangibilizar a escala do problema, atualmente a NYSE, bolsa de valores norte-americana processa entre 3 a 6 bilhões de transações por dia. Já o ecossistema de publicidade digital gera um volume 100x maior.”
Como funciona?
A HYPR utiliza uma metodologia que calcula e mensura a emissão de GEEs (Gases de Efeito Estufa) do plano de mídia digital dos anunciantes e aponta o volume necessário para neutralizar o impacto.
A partir da análise, as empresas podem compensar as emissões de CO2 adquirindo créditos de carbono, sendo que cada unidade representa uma tonelada de gases de efeito estufa que deixa de ser emitida na atmosfera.
Desde março de 2020, a Moss e seus clientes transacionaram mais de 4 milhões de créditos de carbono que ajudaram na conservação de aproximadamente 650 milhões de árvores na Amazônia através de projetos certificados e auditados internacionalmente.
Luis Adaime, Fundador e CEO da Moss, afirma:
“Acreditamos em uma solução de mercado para mitigar os efeitos dos gases de efeito estufa no aquecimento global. Um mercado avançado de créditos de carbono contribui para o desenvolvimento sustentável, e o Brasil tem o dever e o privilégio de ser o líder natural global neste setor.”
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