Skip to main content

O Dia de Imprensa é comemorado no dia 1 de junho no Brasil. A data foi escolhida por ser o dia em que se iniciou a veiculação do jornal Correio Braziliense, fundado por Hipólito José da Costa, em 1808. Três meses antes, ele era distribuído de forma clandestina.

Hoje é Dia da Imprensa; conheça a origem da data comemorativa

Mas nem sempre foi assim. Antes da Lei Ln.º 9.831 de 1999, que declarou o dia 1 de junho como a data oficial da imprensa, o dia era comemorado em 10 de setembro, pois neste mesmo dia em 1808 ocorreu a primeira distribuição do Jornal Gazeta no Rio de Janeiro, que trazia notícias da corte na época.

Hoje é Dia da Imprensa; conheça a origem da data comemorativa

A importância da data

Toda forma digna de jornalismo deve lutar pela igualdade e justiça através da busca pela verdade. É na imprensa que ocorrem denúncias dos mais variados abusos de poder, transmissão dos fatos à favor da população e a promoção de um discurso livre e debates que devem enriquecer o cenário público.

Por isso, a imprensa é um pilar fundamental de todo país democrático. Este “quarto poder” dificilmente está livre de ataques ou ameaças, especialmente no contexto brasileiro atual, mas deve ser preservado a todo custo pela população e seus representantes.

Sendo assim, é celebrado em 3 de maio o “Dia Internacional da Liberdade de Imprensa“, oficializada em 1993 pela ONU, que busca combater a censura e a violência aos profissionais da área.

Veja também as campanhas jornalísticas mais impactantes para o Dia da Imprensa em nosso Top Publi!

Quer saber mais? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!