Skip to main content

Falta menos de uma semana para o novo filme do Homem Aranha, e a ansiedade não para de aumentar nas redes. No entanto, muita gente não lembra de tudo que Peter Parker passou nos cinemas até agora. Para ajudar um pouquinho na preparação, nós separamos tudo que você precisa saber para assistir a nova produção do herói.

Antes de mais nada, para não ficar tão perdido, assista ao último trailer de Homem Aranha: Sem Volta para Casa lançado oficialmente:

O Final de Homem Aranha: Longe de Casa

Antes de qualquer coisa, é importante relembrar os eventos do último filme do herói no universo cinematográfico da Marvel. Longe de Casa terminou com uma bomba na vida de Peter Parker, com o vilão Mystério, interpretado por Jake Gyllenhaal, revelando a identidade secreta do Homem Aranha.

Homem Aranha: Sem Volta para Casa irá começar exatamente na última cena do filme anterior. O inicio do filme mostrará as consequências dos eventos na vida de Parker, de seus amigos e família. Não só isso, o herói também irá ser julgado pela morte de Mystério, forjado pelo próprio vilão.

Um dos pontos a se destacar em relação a cena final do último filme é a volta de J.J. Jameson. O personagem, que não dava as caras a mais de 10 anos, volta a ser interpretado por J.K. Simons. O ator deu vida ao redator chefe do Clarim Diário na primeira trilogia do Homem Aranha nos cinemas.

Os Homens Aranha

É claro, não há nada oficialmente confirmado. É quase que um fato entre todos os fãs que as versões anteriores do herói estarão no filme. Tudo indica isso, desde os rumores vindos de fontes confiáveis até as frases no próprio trailer. Para não ficar perdido, vamos lembrar de cada versão do Aranha nas telonas:

O Homem Aranha de Tobey Maguire

A primeira versão do heróis nos cinemas, Tobey Maguire marcou uma geração e é o favorito de muita gente. A versão do herói apareceu por uma trilogia, todos sucessos de bilheteria dirigidos por Sam Raimi, mesmo diretor de A Morte do Demônio. A trilogia, junto com Blade e XMen, abriu a porta para os filmes de herói serem o que são hoje.

Tobey Maguire é sem dúvidas a com mais problemas pessoais entre as três. Sem dinheiro para pagar o aluguel, sem tempo para vida amorosa por conta de sua carreira como herói, com problemas na faculdade e escola que variam de bullying a tempo para fazer os projetos, o Peter Parker de Maguire não tem um minuto de sossego.

Com a Mary Jane de Kristen Dunst como principal interesse amoroso de Parker durante todos os filmes, as produções também abordaram mais a relação do herói com seu melhor amigo, Harry Oborn. A trilogia tem uma influência forte e clara das histórias clássicas do personagem, escritas na década de 60 por Stan Lee e Steve Ditko.

O Homem Aranha de Andrew Garfield

A segunda versão live action foi interpreada por Andrew Garfield. As duas produções foram feitas após divergências da Sony com Sam Raimi, que deixou o projeto de um futuro Homem Aranha 4. Apesar de dividir os fãs, muitos amam o tom mais jovem e despojado que os filmes de Marc Webb, diretor de 500 Dias com ela, deu ao personagem.

Com forte dedo do estúdio na produção, ambos os filmes trazem tons mais aventureiros e menos pessoais em relação a vida de Peter. O filme tem forte inspiração em algumas ideias bem específicas dos quadrinhos, como Peter sendo predestinado a ser o Homem Aranha, ou seus pais serem agentes secretos.

Além disso, o segundo filme com o ator ficou marcado por adaptar um momento clássico dos quadrinhos: a morte de Gwen Stacy. A namorada do herói, interpretada por Emma Stone teve um fim trágico após o Homem Aranha não conseguir salva-la de uma queda fatal.

Com dois filmes de relativo sucesso no quesito bilheteria, a franquia foi interrompida em 2014. Muitos atribuem o cancelamento ao fracasso de “A Ameaça de Electro” frente a crítica e ao público, que não gostaram tanto da produção. Outro fator que contribuiu para o fim dos filmes foi a entrada do personagem no Universo Marvel dos cinemas.

O Homem Aranha de Tom Holland

A versão atual do herói é encarnada pelo ator britânico Tom Holland, segunda opção da Marvel para viver o herói. O papel iria originalmente para Asa Butterfield, astro de Sex Education, que acabou abrindo a boca antes da hora na internet e perdeu a oportunidade de viver o personagem

Tom Holland estreou bem no papel em Capitão América: Guerra Civil. Entretanto, daí para frente a versão do ator começou a se tornar controversa, principalmente no último filme lançado pelo estúdio de Kevin Feige. Muito do que causa polêmica em relação a versão de Holland vem da abordagem que os roteiros dão ao herói.

Com pouca pretensão e histórias mais leves, os filmes recentes, com destaque para Longe de Casa, não parecem se interessar tanto em mostrar o lado mais “comum” de Peter. Além de tudo, essa versão não conta com a influência clássica do Tio Ben, sendo muitas vezes substituída pela presença do bilionário Tony Stark, o Homem de Ferro.

Ainda assim, tanto o ator quanto o diretor do filme, Jon Watts, que também dirigiu as últimas duas produções, prometem que Sem Volta para Casa terá mais peso que os anteriores. Tendo que enfrentar cinco vilões ao mesmo tempo e contando com a ajuda das versões mais experientes, é esperado que o novo filme traga mudanças para o Homem Aranha de Tom Holland.

Outros aliados do Homem Aranha

Doutor Estranho

E claro, o Mago Supremo da Terra não podia ficar de fora dessa matéria. O personagem vai fazer uma participação no filme e não sabemos até onde será sua influência na trama. Entretanto, é de conhecimento geral pelos trailers que o que irá causar todos os problemas do filme será o feitiço que deu errado do mago.

No filme, Peter Parker irá procurar o ex cirurgião para reverter os acontecimentos de Longe de Casa através da magia. Para isso, Estranho fará um feitiço perigoso para todos esquecerem que a identidade não mais secreta do herói. Ainda que teorias afirmem que o Doutor estaria Estranho demais durante o filme, é difícil que haja alguma reviravolta por trás dele.

Amigos e Família

Além dos super poderosos, nomes conhecidos da vida de Peter Parker voltam a dar as caras. Entre eles estão a Tia May de Marisa Tomei, fazendo o papel do elo familiar de Parker e figura materna. Happy, o motorista do Homem de Ferro que ficou cada vez mais influente também volta a aparecer, com Jon Favreau no papel.

Além de claro, a atual namorada do Homem Aranha, MJ, interpretada pela Zendaya. A personagem provavelmente será a mais afetada pelo fim da identidade secreta do herói. E para fechar o grupo, o personagem de Jacob Batalon, Ned Leeds, também volta ao filme para ser o melhor amigo de Peter.

Mas afinal, quem os Homens Aranha irão enfrentar?

Como já se sabe, o terceiro filme do Homem Aranha não vai inserir novos vilões do Universo Marvel, mas reutilizar os vilões de antigas produções do personagem, com pelo menos um vilão de cada filme das franquias anteriores. A desculpa usada para trazer os inimigos é de que eles estão viajando entre dimensões.

Os vilões usados no filme serão: Duende Verde, Doutor Octopus e Homem Areia, da primeira franquia do Homem Aranha. Da segunda, teremos a volta do Lagarto e do Electro. Caso não tenha tempo de assistir os 5 filmes em que aparecem, relembre as principais origens e os objetivos de cada um:

Duende Verde

O primeiro vilão do Homem Aranha em uma versão live action de grande porte e maior inimigo da história do personagem, o Duende é provavelmente o mais perigoso entre os cinco. Interpretado por Willem Dafoe, o personagem só apareceu em um filme, mas foi suficiente para ficar marcado entre os maiores.

O personagem no filme tem sua origem muito semelhante a dos quadrinhos. Por baixo da máscara, o vilão é Norman Osborn, empresário e pai do melhor amigo de Peter, Harry Osborn. Após ser demitido do seu cargo pelos outros executivos, o milionário e cientista utiliza uma fórmula desenvolvida para o exército americano que lhe dá habilidades e o cria sua nova personalidade: O Duende Verde.

Com novas habilidades como força sobre humana e novos recursos técnológicos como o clássico planador, o personagem vai em busca dos executivos que o demitiram e começa sua rixa com o Homem Aranha. No decorrer do filme, Norman varia entre suas duas personalidades.

No final do filme, Peter e Norman tem sua última batalha, onde o Duende acaba sendo morto pelo próprio planador após o Homem Aranha desviar do golpe. Vale lembrar que nos gibis clássicos do herói, o Duende é o responsável pela morte da primeira namorada de Peter, Gwen Stacy, sendo assim, é importante ficar de olho no vilão durante o filme.

Doutor Octopus

Provavelmente o mais inteligente entre os vilões, Octopus apareceu no segundo filme do Homem Aranha da primeira trilogia. O quase vencedor do prêmio Nobel Otto Octavius se transformou no vilão após seu projeto envolvendo energia nuclear para a Oscorpo dar errado.

Os braços, feitos para suportar o calor e manipular o sol artificial criado por Otto durante a experiência, se fundiram com o cientista. Com o chip inibidor que impedia o avanço descontrolado da inteligência artificial dos mecanismos destruído e sua esposa morta durante o evento, Octavius começou a cometer crimes para reconstruir sua maquina.

No final, Peter revela sua identidade secreta para o vilão e o convence que continuar com o projeto é uma má ideia. Otto então se sacrifica para e afundo no rio com sua criação, se redimindo por seus atos durante o filme. Por nunca ter sido uma pessoa de fato ruim, mas afetada pelos eventos ao seu redor, a chance do Doutor Octopus ficar do lado dos heróis novamente durante o Sem Volta para Casa é relativamente alta.

Homem Areia

Um dos três vilões do terceiro e último filme da trilogia de Sam Raimi. O Homem Areia é, originalmente, Flint Marko, assaltante que começou a roubar para ajudar no tratamento da doença de sua filha. O vilão ganhou seus poderes após fugir da cadeia e cair acidentalmente em um campo onde um experimento estava sendo realizado.

Marko pode transformar seu corpo em pequenas partículas semelhantes a areia, o que incluí mudar sua forma física e aumentar seu tamanho. A parte mais importante de sua história, entretanto, é que o vilão foi o responsável por matar o tio Ben, ainda que a morte tenha sido acidental.

No final, Flint Marko quase mata o Homem Aranha, mas é impedido pelo melhor amigo do herói, Harry Osborn. Em uma última cena, o Homem Areia conversa com Parker sobre a sua situação com a filha e explica a morte do tio para o herói, que o perdoa e o deixa ir embora. Ainda não se sabe o que irá levar Marko a voltar a ser um vilão.

Lagarto

O Lagarto foi o primeiro vilão dos filmes com Andrew Garfield. Em O Espetacular Homem Aranha, o vilão é quase tão sem graça quanto o filme em que dá as caras, o Lagarto deve ser utilizado como o monstro da equipe de vilões.

Interpretado por Rhys Ifans no filme de 2012, o personagem era, antes de ser um lagarto humanóide, o Doutor Kurt Connors. Sem um de seus braços, o professor e cientista começa a fazer pesquisas sobre regeneração utilizando como base o DNA de Lagartos Como era de se esperar, os experimentos dão errado e ele se transforma no monstro.

O objetivo de Connors, agora como Lagarto, era soltar a fórmula que o transformou por toda Nova York. Para o cientista, mentalmente instável por conta dos acontecimentos, a forma de lagarto seria o próximo passo da evolução humana, e por isso, todos deveriam ter contato com a substância criada por ele.

Electro

E por último, mas com certeza não menos importante, o Electro interpretado por Jamie Foxx. O ator, famoso por interpretar Django, ganha uma nova chance depois do críticado Espetacular Homem Aranha 2. Com visual novo, o vilão deve vir também com uma personalidade um pouco diferente da apresentada em 2014.

No filme de Marc Webb, Max Dillon é um funcionário da Oscorp. Com dificuldades de socialização e possíveis problemas cognitivos, Dillon é explorado pelos seus chefes na empresa e tem que consertar um problema do trabalho fora do seu horário de serviço, em pleno aniversário. O personagem acaba por cair em um tanque com enguias elétricas modificadas e se transforma no vilão Electro.

Agora, com o corpo de pura energia e com capacidade de controla-la, Electro é uma das maiores ameaças ao herói. No fim do filme em que apareceu, o vilão “deixou de existir” após algumas gambiarras do Homem Aranha. O que se sabe sobre Max Dillon em Longe de Casa, além de seu novo uniforme, é que ele irá usar um reator arc, daqueles que o Homem de Ferro usava, para ampliar seus poderes.

Homem Aranha: Sem Volta para Casa estreia já nessa semana, no dia 16 de Dezembro. Assim que o filme for lançado nós iremos lançar uma crítica com opiniões e nota sobre o filme, então fique de olho.

Leave a Reply